Armagnac

Armagnac é uma aguardente extremamente aromática da região da Gasconha, no extremo sul da França. Trata-se do primeiro conhaque francês que datam a mais de 700 anos atrás, desde o século XV. Isto é, o Armagnac é uma das bebidas destiladas mais antigas produzida na Europa.

A França é o mais tradicional produtor de vinhos de qualidade e maior referência em todo o mundo. Produzindo uma grande diversidade de estilos - que geralmente servem de inspiração para os vinhos criados em todo o mundo - a França oferece vinhos grandiosos nas mais diversas regiões, ajudando a definir o conceito de terroir. São vinhos feitos para serem servidos à mesa e os melhores são capazes de envelhecer por muitos anos.

Apesar da sua longa história, o Armagnac é confundido com o tradicional Cognac. Superficialmente os dois são bastante semelhantes: ambos são produzidos à base de vinhos do sudoeste da França e a partir de uvas análogas. No entanto, existem duas diferenças sutis que os distinguem: a região de origem e o sabor.

O Armagnac é produzido a partir da destilação do vinho, assim que tudo começa nas vinhas. A uva Ugni Blanc representa cerca de 55% das vinhas em Armagnac, acompanhada pelas variedades Baco Blanc, Folle Blanc e Colombard. Além disso, também são permitidas, mas menos utilizadas, as castas Mauzac Blanc, Mauzac Rosé, Graisse, Blanc Dame, Jurancon Blanc e Meslier Saint-Francois. Cada variedade apresenta suas próprias características, de modo que são colhidas, vinificadas, destiladas e envelhecidas separadamente garantindo aos produtores maior flexibilidade e liberdade ao criar seu produto final.

A destilação e o envelhecimento ocorrem em barris de carvalho com um período inicial de seis a 12 meses em barricas novas, seguidos por um longo período em barris que já foram usados. Após a final destes processos, os líquidos são misturados a fim de produzir o perfil de sabor desejado.

A região de Armagnac está localizada no departamento administrativo de Gers, mas se espalha para as áreas de Landes e Lot-et-Garonne. Está foi a província “oficial” de Armagnac que existia antes da Revolução Francesa. Nos dias de hoje a área de produção da aguardente é dividida em três sub-regiões – Bas Armagnac, Haut Armagnac e Armagnac-Ténarèze.

Existem pequenas diferenças entre os brandys produzidos em cada sub-região, principalmente, pelas diferenças encontradas entre as composições dos solos e do clima dos três. Bas Armagnac, o mais ocidental dos três, produz a grande maioria dos Armagnac.

8 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por