Franciacorta

Franciacorta é uma reputada região da Lombardia, na Itália, famosa por elaborar os melhores vinhos espumantes do mundo fora da região de Champagne, além de excelentes vinhos tintos e brancos da mais alta qualidade. Os espumantes, elaborados pelo método clássico, o mesmo de Champagne, são chamados de “Franciacorta”, enquanto os ótimos vinhos tintos e brancos recebem a designação “Terre di Franciacorta”.

A região conta com um solo rico em minerais, dias quentes e noites frias, condições ideais para a produção de vinhos de altíssima qualidade, capazes de rivalizar com os grandes vinhos do mundo. A grande estrela da região é Ca’ Del Bosco, uma excepcional vinícola comandada com maestria por Maurizio Zanella, uma das grandes personalidades da Europa. Seus vinhos espumantes, tintos e brancos são impressionantes e a grande referência para a região.

Franciacorta figura entre as poucas regiões do mundo que utilizam o método champenoise, que acrescenta uma segunda etapa de fermentação ao processo, dessa vez, dentro da própria garrafa, quando a mistura de leveduras com açúcar proporciona a formação de gás carbônico, elemento característico dos vinhos espumantes.

A região da Franciacorta produz, anualmente, cerca de 15 milhões de litros do seu famoso e cultuado vinho espumante, destacando a importância da região para o mercado de vinhos. O primeiro espumante que recebeu o nome de Franciacorta foi produzido pela vinícola Berlucchi na década de 1950. A denominação de origem controlada foi oficializada apenas em 1967, o que evidencia a repercussão dos vinhos da região.

As uvas mais cultivadas na região italiana são a Chardonnay, a Pinot Noir e a Pinot Blanc, castas que favorecem a elaboração dos famosos espumantes, dividindo-os em três grandes categorias: a) a Tradicional, conhecida apenas por Franciacorta, que utiliza as variedades Chardonnay e Pinot Noir e envelhece por pelo menos 18 meses; b) A Franciacorta Satèn, que é produzida com uvas brancas como a Pinot Blanc; e a c) Franciacorta Rosé que utiliza mais de 25% de Pinot Noir e cerca de 50% de Pinot Blanc combinadas com a Chardonnay.

13 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por