Chamada de Pinot Bianco na Itália, essa variedade branca muito plantada na Alsácia faz vinhos aromáticos de vários estilos diferentes

SAIBA MAIS

5 itens


Vinhos com uva Pinot Blanc

A uva Pinot Blanc é uma variedade versátil da família Pinot, originária de uma mutação genética da Pinot Noir que ocorreu na Borgonha. Essa uva possui cachos de tamanho médio, compactos e cilíndricos, com bagos ligeiramente ovais e pequenos. A vinha apresenta boa resistência a baixas temperaturas e é muito vigorosa, sendo extremamente versátil na produção de diferentes estilos de vinhos. Os vinhos Pinot Blanc variam de médio a encorpados, possuem boa acidez e são aptos para amadurecimento em barris de carvalho, características que os fazem ser frequentemente associados aos vinhos de Chardonnay. Apresentam visual amarelo pálido com toques de verde e são bastante aromáticos.


A região lar da variedade é, sem dúvidas, a Alsácia, onde é um pouco ofuscada pelas estrelas Riesling e Gewürztraminer. Os vinhos alsacianos caracterizam-se por aromas de amêndoa e toques de especiarias, com sabores de maçã e textura cremosa no paladar, podendo apresentar características minerais leves silenciadas pelo tratamento em carvalho. As leis de denominação alsacianas permitem proporção não especificada da uva Auxerrois nos rótulos Pinot Blanc, e a apelação Crémant d'Alsace AOC produz espumantes elegantes, frescos e vibrantes. Na Borgonha, ainda é permitida em diferentes Grands Crus e é uma das poucas variedades autorizadas na mistura dos tradicionais Champagne, ao lado da Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay.


No nordeste da Itália, conhecida como Pinot Bianco, é utilizada para vinhos em estilo mais leve e refrescante, além de produzir bons espumantes, especialmente em Franciacorta - a resposta italiana à região de Champagne. 

Na Alemanha e Áustria, é chamada de Weissburgunder. Produz vinhos geralmente leves e refrescantes na Alemanha, enquanto na Áustria, especialmente em Burgenland, é utilizada na produção dos prestigiados vinhos doces Trockenbeerenauslese e icewines. 

Nos Estados Unidos, Uruguai, Canadá e Argentina, origina vinhos com boa acidez e níveis de álcool médio a alto. Na Califórnia, é a escolha popular para espumantes devido à sua elevada acidez natural, enquanto no Canadá é utilizada na produção de icewines. A variedade demonstra sua notável adaptabilidade, sendo utilizada na produção de vinhos secos, espumantes de qualidade, vinhos doces de sobremesa e icewines em diferentes terroirs e estilos de vinificação.

Inscreva-se e receba novidades!

Saiba de tudo que acontece no mundo Mistral, promoções, ofertas, eventos e muito mais em primeira mão. Os melhores vinhos do mundo você encontra aqui.