Pinot Blanc

A uva Pinot Blanc, considerada da família da Pinot Grigio e Pinot Noir, é originária da Alemanha. Essa variedade é cultivada em Borgonha, no nordeste da Itália e em regiões dos Estados Unidos, Áustria, Uruguai, Argentina e Canadá.

Conhecida também como Pinot Bianco, essa variedade de uva possui cachos de tamanho médio, compactos e cilíndricos, enquanto os bagos são ligeiramente ovais e pequenos. A vinha da uva Pinot Blanc possui boa resistência a baixas temperaturas, além de ser muito vigorosa.

Extremamente versátil, a Pinot Blanc é responsável pela elaboração de diferentes estilos de vinhos. Na Itália e na Califórnia, a variedade origina bons espumantes, já na Alemanha produz icewines. Em Borgonha, já foi usada muitas vezes, em cortes com vinhos tintos regionais.

Os vinhos Pinot Blanc variam de médio a encorpados, possuem boa acidez e são aptos para o amadurecimento em barris de carvalho. Devido a essas características, costumam ser associados aos vinhos produzidos com a uva Chardonnay. Além disso, os vinhos elaborados a partir da uva Pinot Bianco são bastante aromáticos e o visual típico dos exemplares é amarelo pálido com toques de verde.

Na Alemanha e na Áustria, a Pinot Blanc é conhecida como Weissburgunder. Nas regiões vinícolas alemãs, seus vinhos são geralmente leves e refrescantes; já em áreas austríacas, a variedade é amplamente cultivada em Burgenland e utilizada na produção de prestigiados e famosos vinhos Trockenbeerenauslese.

Nos Estados Unidos, Uruguai, Canadá e Argentina, a Pinot Blanc produz vinhos com boa acidez e níveis de álcool de médio a alto. A elevada acidez natural presente nessa variedade de uva a faz uma escolha popular para a elaboração de vinhos espumantes na Califórnia, enquanto no Canadá é utilizada na produção de icewines.

A apelação de origem (AOC) mais famosa a utilizar a uva Pinot Blanc em seus rótulos é Crémant d’Alsace AOC, com seus espumantes elegantes, frescos e vibrantes. Essa variedade de uva é utilizada também na produção de bons vinhos espumantes italianos, com maior notoriedade em Franciacorta – resposta italiana a região de Champagne.

3 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por