As gregas Ilhas Cíclades têm longa tradição na produção de vinhos com uvas nativas – como Santorini, famosa por seus vinhos de Assyrtiko

SAIBA MAIS

2 itens


Vinhos das Ilhas Cíclades

As Ilhas Cíclades são um conjunto de ilhas gregas situadas no sul do Mar Egeu. Várias das ilhas têm uma longa tradição de elaboração de vinhos com uvas nativas – muitas ainda hoje frutos de videiras centenárias e sem enxertos nas raízes.

Essa região da Grécia sofre com ventos muito fortes, que podem chegar a destruir as videiras caso não estejam devidamente protegidas. As ilhas também costumam receber pouca chuva, e os solos rochosos não ajudam na retenção de água. Dificuldades como essas acabam encarecendo a produção de vinhos nas Cíclades – o que fez, ao longo do tempo, muitos produtores passarem a focar na lucrativa indústria do turismo em detrimento das atividades vitivinícolas.

Apesar dessas adversidades, diversas ilhas são reconhecidas pela elaboração de vinhos de alta qualidade.

A mais famosa região vinícola das Ilhas Cíclades é Santorini, produtora principalmente de vinhos brancos secos e doces com a casta Assyrtiko, que possui aromas cítricos, de frutas tropicais e notável mineralidade. O solo infértil, de origem vulcânica, contribuiu para os baixíssimos rendimentos das vinhas. Além disso, devido aos fortes ventos da ilha, as videiras são tradicionalmente cultivadas em formato de cestos bem rentes ao chão, a fim de proteger as uvas – o que demanda mão de obra muito especializada.

Ilhas Cíclades

Inscreva-se e receba novidades!

Saiba de tudo que acontece no mundo Mistral, promoções, ofertas, eventos e muito mais em primeira mão. Os melhores vinhos do mundo você encontra aqui.