Navarra

A região de Navarra, próxima à célebre Rioja, tem surpreendido o mundo com alguns vinhos tintos e brancos de altíssima qualidade, que têm enorme reputação entre os grandes conhecedores da Espanha. A fama da região é calcada, principalmente, em alguns de seus melhores produtores, como Julián Chivite.

Localizada no norte da Espanha, a região de Navarra possui ampla tradição vinícola, confirmada por estudos arqueológicos que apontaram, inclusive, vestígios de adegas, ânforas e túmulos existentes em tempos remotos. A região é considerada por alguns pesquisadores como a possível origem da primitiva videira “Vitis silvetris”, uma variedade encontrada em poucos lugares do mundo.

Próxima à cadeia de montanhas Pirineus, que separa França e Espanha, a região de Navarra apresenta cerca de 11.500 hectares ocupados por vinhedos, graças ao seu solo extremamente fértil e propício para o cultivo de inúmeras castas.

A região produz cerca de 89 milhões de litros de vinho por ano, dos quais 30% são exportados. Apesar dos vinhos brancos da região fazerem bastante sucesso e agradarem aos exigentes paladares da crítica especializada, é a produção de vinhos tintos que se destaca em Navarra. Em decorrência disso, 70% da produção da área espanhola é constituída de vinhos tintos, sendo os outros 25%, destinados a produção de vinhos brancos e rosés.

Diversas variedades de uva são cultivadas na região, como as da casta Moscatel, Chardonnay, Mazuelo, Graciano, Merlot, Cabernet Sauvignon e Viura. Entretanto, as uvas de maior sucesso da região de Navarra são a Garnacha e a Tempranillo.

A uva Garnacha ocupa 42% dos vinhedos da área, enquanto a Tempranillo, segunda mais cultivada da região, 29%. A uva Tempranillo produz vinhos tintos leves na área norte de Navarra, enquanto os elaborados no sul, destacam-se pela excelente estrutura que apresentam.

Os vinhos brancos de Navarra que mais encantam são os originados a partir das castas Chardonnay e Moscatel. Os exemplares elaborados com esta última variedade de uva são excelentes vinhos de sobremesa. Já os vinhos elaborados a partir da uva Merlot, por exemplo, destacam-se como exemplares tintos que apresentam maior graduação alcóolica e possuem um caráter mais maduro e encorpado.  

23 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por