Toro

Toro é uma região espanhola nova, promissora e excelente, localizada próxima à Ribera del Duero. Produz vinhos tintos potentes, concentrados e de muita estrutura com a ótima uva Tinta de Toro, clone da casta Tempranillo que prevalece na região. Alguns destes vinhos já estão entre os melhores e mais reputados da Espanha.

Apesar de seu sucesso ser recente, a região de Toro é antiga na vinicultura. A área espanhola teve seus primeiros vinhedos plantados na época do Império Romano, mas o sucesso ocorreu apenas anos depois, na Idade Média. A produção de vinhos em Toro teve uma ascensão surpreendente, tornando-a uma das regiões preferidas na época das grandes navegações, quando marinheiros e desbravadores optavam pelos vinhos da região em suas longas expedições para o descobrimento de novas terras.

No século XIX, com a praga filoxera atacando a maior parte dos vinhedos da Europa, principalmente os da França, a região de Toro passou a ter fundamental importância no mundo da vinicultura. Por possuir um solo bastante específico, a área espanhola não sofreu com a praga, tornando-se uma das maiores exportadoras de vinho para a França e outros países do continente europeu.

Foi somente em 1987 que a região do Toro passou a ser Denominação de Origem Controlada, recebendo destaque no mundo do vinho. Devido ao solo com caráter pedregoso, boa drenagem e pobre em matéria orgânica, a região é palco da emblemática uva espanhola, a Tinta de Toro.

Com clima continental intenso, isto é, invernos rigorosos secos e verões cálidos, a região de Toro cultiva também a uva Garnacha em seus vinhedos, utilizada normalmente para complementar vinhos em que a uva Tinta de Toro é a protagonista.

Com uma área de 5.329 hectares de vinhedos plantados, a região espanhola cultiva também a uva Verdejo e Malvasía. Além disso, produz cerca de 7,5 milhões de litros de vinho anualmente. O sucesso recente da região foi conquistado graças aos exemplares de cor intensa, potentes, elegantes e bastante aromáticos que lá são elaborados. Alguns dos vinhos da região espanhola do Toro possuem guarda prolongada e apresentam elevada sutileza e elegância.  

10 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por