Este produto é destinado a adultos

Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.

    • Aglianico

      A casta italiana Aglianico é a mais importante uva para vinhos tintos da Campania, originando também grandes vinhos em outras regiões do sul da Itália, como Basilicata, Calabria, Puglia e Molise. É a casta de uva mais antiga nativa da Itália, sendo responsável pelos grandiosos vinhos Taurasi, vinhos que são produzidos por uvas da casta Aglianico de vinhedos que se localizam próximos a encostas vulcânicas. Esses tintos são capazes de evoluir por décadas.

      A uva Aglianico era muito utilizada pelos nobres antigamente na produção de vinhos e conta hoje com bastante reconhecimento, sendo considerada por alguns a melhor uva do Sul da Itália e, para muitos, uma das três melhores ao lado da
      Nebbiolo e Sangiovese.
      Muitos autores relacionam o nome Aglianico a helênico, indicando uma possível origem grega para a casta da uva, mas testes de DNA recentes comprovaram que não existe nenhum parentesco da casta com qualquer uva de origem grega, o que leva a crer que a uva é mesmo nativa da Itália.

      A uva Aglianico demanda bastante sol para ficar madura e seu ciclo vegetativo é bastante longo, com a colheita ocorrendo em novembro, em alguns casos.

      Os vinhos produzidos com a Aglianico são tânicos, com bastante acidez, ficando mais macios e complexos com algum envelhecimento em garrafa.
      Os melhores vinhos tintos podem envelhecer por muito tempo. Por sua estrutura, os taninos finos e de ótima acidez, são chamados de “Barolos do sul”. Os vinhos de antigamente feitos com a casta Anglianico levavam muitos anos para ficarem prontos, mas com as técnicas modernas de vinificação os vinhos podem ser bebidos mesmo jovens, principalmente quando acompanhados de comida (ideal para harmonização com carnes vermelhas, cogumelos e temperos que levem páprica).

      Com excelentes vinhos produzidos a partir da casta Aglianico, o Radici Taurasi DOCG 2008 do produtor Mastroberardino se destaca, recebendo 90 pontos do renomado Robert Parker na safra de 2003. Sendo um dos maiores nomes da Itália, o vinho do produtor é fino, elegante e potente. O Lacrimarosa 2013, rosado de Mastroberardino, elaborado com uvas Aglianico cultivadas para um rosado de classe, recebeu elogios de Robert Parker e foi classificado como firme e elegante pela Wine Spectator. 

      + ver mais