Blaufrankisch

A Blaufrankisch é uma uva tinta amplamente cultivada em regiões da Áustria e Hungria e em menor quantidade na Croácia, Alemanha, Bulgária e Eslováquia. Os vinhos Blaufrankisch possuem como uma das principais características o aroma de cereja preta temperada, responsável por adicionar caráter único e marcante aos exemplares.

Na Áustria, a uva Blaufrankisch é a segunda variedade tinta mais popular, ficando atrás apenas da casta Zweigelt – resultado de um cruzamento entre a Blaufrankisch e a Saint Laurent, outra variedade nativa da Áustria. No país, a Blaufrankisch é cultivada em grande parte das regiões vinícolas, principalmente, em Burgenland.

Os clássicos vinhos austríacos Blaufrankisch apresentam coloração intensa, corpo médio, sabores frutados e um suave toque de picância, enquanto os rótulos elaborados ao redor de Neusiedlersee e em Südburgenland, com caráter mais moderno, são encorpados e complexos.

Na Hungria a uva Blaufrankisch, conhecida como Kékfrankos, é cultivada em, aproximadamente, 8 mil hectares no total, uma área três vezes maior do que o cultivo da variedade na Áustria. A maior parte desse cultivo encontra-se na região de Kunsag, onde os vinhos Blaufrankisch são destinados à exportação. Encontram-se também o plantio dessa variedade em Sopron e Eger, regiões que possuem forte história na produção de vinhos, com a Kékfrankos como uva emblemática.

Além disso, pequenas quantidades da uva Blaufrankisch são cultivadas também nos Estados Unidos, em especial, em Nova Iorque, e em diversas áreas de Washington, bem como na Pensilvânia, Califórnia, Michigan, Indiana, Colorado e Rhode Island.

As vinhas da Blaufrankisch apresentam um período de amadurecimento tardio e proporcionam rendimentos generosos, o que torna a variedade popular entre os produtores. Conhecida também como Lemberger, Modra, Franconia e Frankinja, a uva Blaufrankisch se adapta melhor em regiões com temperaturas quentes, a fim de que atinja a correta maturação, fator responsável por explicar sua distribuição em áreas vinícolas perto da planície de Pannonian – que apresenta alta temperaturas.