Fernão Pires

A Fernão Pires, conhecida também como Maria Gomes, é uma variedade de uva branca amplamente cultivada em áreas vinícolas de Portugal. Trata-se de uma uva versátil utilizada na elaboração de vinhos brancos secos, servindo também como base para vinhos espumantes e alguns vinhos de sobremesa doce.

Os principais vinhos elaborados a partir da Fernão Pires apresentam aromas de casca de limão, laranja e lima, bem como em algumas vezes mostram um toque de especiarias. Em outros exemplares encontram-se também sabores minerais e de mel, principalmente, à medida em que envelhecem.

A uva branca Fernão Pires se adapta melhor em regiões de Portugal com climas mais quente, especialmente, no Ribatejo, em Lisboa e na Bairrada, onde a variedade é chamada de Maria Gomes. As vinhas da Fernão Pires fornecem rendimentos generosos e muitas vezes, precisa ser controlada para garantir a qualidade dos seus frutos.

Alguns vinhos Fernão Pires apresentam uma alta complexidade aromática embora haja algumas frustrações entre a variedade e os produtores. Além do cuidado durante o cultivo, a uva Fernão Pires necessita também de alguns cuidados na adega para garantir que a mesma dê origem a bons vinhos.

A acidez natural da variedade pode desaparecer rapidamente no final da estação de crescimento das uvas, produzindo vinhos “flácidos” e com baixa qualidade, bem como tornam-se exemplares simples. Apenas os melhores vinhos podem envelhecer muito bem em garrafa, apenas por alguns anos.

Os vinhos portugueses são, muitas vezes, produzidos em blends, e os vinhos Fernão Pires não são exceção. A variedade é misturada principalmente com outras uvas portuguesas, como a Arinto, por exemplo, dando origem a vinhos complexos e com alta qualidade.

Apesar de ser cultivada em maiores quantidades em Portugal, é possível encontrar também pequenos vinhedos da Fernão Pires em áreas vinícolas da Austrália e da África do Sul.

2 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por