Bairrada

A região da Bairrada, localizada em Portugal, é o verdadeiro reino da uva Baga. Nas mãos de uma artista como o produtor Luís Pato, essa variedade de uva dá origem a alguns dos melhores vinhos tintos portugueses, exemplares refinados, inimitáveis, de enorme classe e estrutura. A “domesticação” da Baga foi um verdadeiro feito, já que a uva tendia a produzir vinhos excessivamente tânicos e ácidos, de pouca concentração. Hoje, ela é considerada uma das maiores uvas portuguesas ao lado da uva Touriga Nacional.

Os vinhos brancos também são muito elegantes e com bom corpo, classificados entre os melhores exemplares de Portugal. Alguns produtores modernos têm utilizado outras castas portuguesas e internacionais com resultados excepcionais. A Bairrada é, sem dúvidas, uma das maiores fontes de grandes vinhos de Portugal, como os celebrados do produtor Manuel Campolargo e os históricos vinhos brancos e tintos do Palácio do Buçaco.

O clima da região é temperado e estável, tanto no inverno quanto no verão, contribuindo para a qualidade das vinhas cultivadas. Já os solos podem variar de um extremo a outro da região, sendo que os de maior representatividade na Bairrada são os que demonstram características arenosas, ainda que o tipo argiloso seja predominante na região portuguesa.

O nome “Bairrada” deriva de “barrentos”, uma associação à quantidade de barro encontrada no solo onde as vinhas são cultivadas.

A uva Baga possui enorme importância para a região da Bairrada e ocupa 50% de toda a extensão de vinhedos da área, seguida, em grau de importância pelas uvas tintas Touriga Nacional, Castelão e Aragonez. No caso das uvas brancas, encontram-se as castas autóctones Arinto, Rabo de Ovelha, Maria Gomes e Bical.

Apesar de as uvas de origem portuguesa receberem o maior destaque na região da Bairrada, outras variedades estrangeiras também são cultivadas nos vinhedos de lá, como as uvas Cabernet Sauvignon, Syrah, Pinot Noir e Merlot, por exemplo.

A região da Bairrada é uma das maiores referências portuguesas na produção de vinhos tintos, além de ser lembrada também pela elaboração de vinhos espumantes com o método clássico, agradando alguns dos maiores especialistas e críticos do mundo do vinho.

74 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por