Folle Blanc

A Folle Blanc é uma variedade de uva branca encontrada, exclusivamente, nas regiões vinícolas localizadas a oeste da França. Ao norte do Vale do Rhône, a Folle Blanc é utilizada na produção de vinhos brancos secos e picantes, já no sudoeste da região é utilizada na elaboração de Armagnac e, em menor quantidades, em Cognac, famosas aguardentes francesas.

Armagnac é uma bebida típica da Gasconha, com mais de 700 anos de existência. Passando apenas por uma etapa de destilação, tal exemplar é extremamente potente, possuindo sabor marcante e podendo apresentar graduação alcoólica de até 40%.

Já o Cognac, destilado mais conhecido da França, é produzido, principalmente, em regiões a oeste da França, acima de Bordeaux. Com alta acidez, o Cognac possui baixo teor alcoólico, variando entre 7 e 8%, além de serem produzidos a partir de dupla destilação.

Com elevada acidez e sabor neutro, a uva Folle Blanc é ideal na produção de aguardentes. Embora os produtores franceses elaboram, na maioria das vezes, varietais, essa casta também é utilizada ao lado das uvas Ugni Blanc e Colombard, dando origem a bons exemplares.

A uva Folle Blanc é amplamente cultivada em regiões francesas, no entanto, sua popularidade vem caindo a cada dia, principalmente, após o século XIX, quando a praga filoxera assolou os vinhedos da Europa. Esta variedade tem sofrido seriamente devido a sua reputação ruim, definida como uma uva extremamente suscetível a doenças e podridão. Em Armagnac, por exemplo, a Folle Blanc vem sendo substituída pela resistente uva Baco Blanc, única variedade híbrida autorizada a ser cultivada sob uma AOC.

Em algumas partes da França, essa variedade de uva é conhecida também como Picpoul, porém, apresenta características bem distintas da uva Picpoul cultivada em Languedoc-Roussillon. Em outras regiões vinícolas, a uva Folle Blanc é chamada de Folle Blanche, Gros Plant e Damery.