Lagrein

A uva Lagrein é uma variedade antiga e que se adapta com maior facilidade na região ensolarada do Alto Adige, nordeste da Itália. Os vinhos elaborados a partir da Lagrein são encorpados e fortes, além de extremamente aromáticos. Com coloração escura e densa, a uva Lagrein possui estrutura ácida e acabamento ligeiramente adstringente.

Com baixos rendimentos e alta tanicidade, a uva Lagrein suscitava alguns problemas aos produtores de vinho, no entanto, com o decorrer dos anos e a modernização das técnicas de vinicultura, a variedade passou a produzir alguns vinhos muito apreciados ao redor do globo. Dando origem principalmente a vinhos varietais, a Lagrein é permitida por duas denominações de origem controlada (DOC) – Trentino e Alto Adige.

As encostas da região do Alto Adige são ensolaradas e oferecem um excelente terroir para as uvas desta casta. Os exemplares elaborados a partir dessa variedade de uva são os mais significativos para a região, conhecida principalmente pela produção de excelentes vinhos brancos. A Lagrein é permitida na composição de outros bons rótulos do Alto Adige, em especial, ao lado das uvas Schiava, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Enquanto as montanhas do nordeste da Itália são a casa da uva Lagrein, existem também algumas vinhas dessa variedade cultivadas nas regiões do Novo Mundo. A Austrália tem se destacado no cultivo de castas regionais da Europa, dos quais a Lagrein encontra-se entre uma delas, nas regiões de Victoria’s Macedon Ranges e Adelaide Hills. Há também excelentes vinhos Lagrein produzidos na Califórnia.

Quando elaborado por bons produtores, os vinhos Lagrein são encorpados, remetendo os vinhos elaborados a partir da uva Cabernet Sauvignon. Os melhores exemplares apresentam uma alta capacidade de envelhecimento, embora sejam bebidos melhor dentro de alguns anos após o engarrafamento.

O prestigiado Alois Lageder é um dos maiores nomes da região do Alto Adige. Os varietais elaborados na vinícola são referência há muito tempo no mundo do vinho, com destaque para os originados a partir da uva Lagrein, vinhos tintos elegantes e de muito apelo.