Petite Sirah

A uva Petite Sirah, conhecida também como uva Durif, é utilizada na elaboração de vinhos em regiões da Califórnia e Austrália, bem como no Brasil, Israel e México. Reconhecida pela elaboração de bons vinhos varietais, a Petite Sirah também participa da composição de vinhos de corte, sendo que os blends mais comuns se dão com as uvas Zinfandel, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir.

Para a melhor harmonização dos vinhos produzidos com a Petite Sirah, recomendam-se pratos que contenham carnes grelhadas ou carnes vermelhas com batatas assadas, frangos e funghi. A comida mexicana, como tacos e nachos, por exemplo, é outra excelente harmonização. A acidez que a Petite Sirah dá aos vinhos em que é utilizada proporciona exemplares que acompanham muito bem costelas de porco.

Os aromas frequentemente observados nos vinhos elaborados com a Petite Sirah são de amora, cereja preta, ameixa, pimenta preta, mirtilo, baunilha e chocolate derretido. Os vinhos possuem coloração escura e são bem encorpados, com nível de álcool igual ou superior a 13%, apresentando excelentes e saborosos taninos.

Para os especialistas, esses vinhos apresentam um sabor final prolongado, além disso, sabe-se que esses exemplares tem elevada capacidade de envelhecimento, podendo chegar a até 10 anos. Esses tipos de vinho perdem o amargor e se tornam vinhos mais complexos, enquanto os mais jovens apresentam elevada adstringência. 

A uva Petite Sirah e a casta Syrah são duas uvas diferentes, entretanto, são frequentemente confundidas pela semelhança de seus nomes. A Petite Sirah nasceu do cruzamento entre as uvas Syrah e Peloursin – que tem sua origem no Vale do Rhône, na França – e o criador da Petite Sirah foi o botânico francês François Durif, que dá nome a um dos vários sinônimos que a casta apresenta.

O nome dado a esse tipo de uva referencia o tamanho dos bagos da fruta, “petite” em francês, significa “pequeno”. As folhas da uva Petite Sirah são grandes e sua videira é bastante vigorosa. Essa variedade de uva tem diversos sinônimos ao redor do mundo, entre os quais figuram Petit Sirah, Petite Syrah e Petit Syrah.