SAIBA MAIS

3 itens


A uva Pinot Gris, também chamada de Pinot Grigio, é proveniente de uma mutação genética natural da uva Pinot Noir. No passado, essa casta era conhecida como “Tokay D’Alsace”, mas atualmente o termo “Tokay” é restrito aos famosos vinhos húngaros denominados Tokaji. Não sendo mais possível a utilização desse termo, a região francesa da Alsácia oficializou o nome para Pinot Gris/Grigio.

As palavras Grigio, de origem italiana, e Gris, com origem francesa, carregam o significado de “cinza”. Ou seja, esta variedade de uva é assim nomeada devido ao tom acinzentado que possui, por consequência da familiaridade com a casta Pinot Noir, que apresenta coloração preta e com a casta Pinot Blanc, que possui coloração branca.

Da mesma terra natal da Pinot Noir, a uva Pinot Gris é originária da Borgonha, região produtora de alguns dos melhores e mais renomados vinhos tintos e brancos do mundo.

A cepa é, no entanto, mais comum na região da Alsácia

, produtora de grandes e característicos vinhos brancos finos e complexos, que apresentam intensa particularidade e não possuem paralelos com nenhuma outra região do mundo.

Agrada paladares de quem costuma consumir vinhos produzidos a partir da uva Sauvignon Blanc

, devido à presença média de acidez que a casta Pinot Gris proporciona para os vinhos. Tangerina, pêssego, tomilho, erva cidreira e flores silvestres são os típicos aromas que podem ser encontrados nos vinhos brancos produzidos por esse tipo de cepa.

Possuidores de um aroma rico e condimentado além da presença de acidez média, os vinhos brancos rotulados com esta casta compõem também excelentes vinhos de sobremesa, como os conhecidos Pinot Gris e Vendange Tardive ou S.G.N. (Sélection de Grains Nobles).

Inscreva-se e receba novidades!

Saiba de tudo que acontece no mundo Mistral, promoções, ofertas, eventos e muito mais em primeira mão. Os melhores vinhos do mundo você encontra aqui.