Tokaji

Tokaji, localizada no nordeste da Hungria, é a região vinícola mais famosa e respeitada de todo o país. A Hungria é responsável por alguns dos mais profundos e reverenciados vinhos doces do mundo, os maravilhosos Tokaji.

O encontro de dois rios cria as condições ideais para o surgimento do fungo Botrytis cinerea, responsável pela concentração de açúcar nas uvas e por dar origem a podridão nobre. São vinhos potentes, com muita personalidade e uma das maiores especialidades do mundo do vinho.

A Hungria também dá origem a vinhos brancos secos excelentes, de muita classe e elegância. Muitos produtores ainda elaboram os Tokajis no estilo oxidativo, que marcou a era da cortina de ferro, quando os vinhos eram produzidos por estatais. Alguns outros produtores, como Oremus, produzem vinhos em um estilo mais moderno e limpo, com fruta exuberante e muita elegância.

Tokaji possui solos de origem vulcânica em seus quase 7.000 hectares de vinhedos, fazendo parte de uma das regiões mais antigas quando o assunto se refere à demarcação de zona produtora de vinhos. As atividades vulcânicas ocorridas no passado conferiram ao solo da região uma mineralidade extremamente rica e completa, que pode ser sentida nos vinhos que origina.

O clima da região húngara é considerado relativamente quente, mas devido aos Cárpatos, cadeia de montanhas crescentes localizadas ao redor de Tokaji, as temperaturas quentes são amenizadas.

Os vinhos Tokaji são famosos pelo excelente sabor e longevidade que apresentam, tornando-se uma das exigências das cortes reais da Europa. Essa variedade de vinho foi batizada como “o rei dos vinhos, o vinho dos reis” pelo rei Luís XIV.

Os vinhos produzidos em Tokaji podem apresentar três tipos de classificação. A primeira, chamada de Száraz, abrange os exemplares secos e produzidos a partir de uvas que não foram afetadas pela podridão nobre. Szamorodni, nome da segunda classificação, diz respeito aos vinhos de colheita tardia, feitos com uvas botritizadas. Já a terceira classificação, denominada Aszú, engloba vinhos produzidos a partir de uvas botritizadas, colhidas e selecionadas individualmente. Este último grupo é o responsável pela fama da região, apresentando um método de vinificação bastante singular.

Em 2002, Tokaji foi declarada oficialmente pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. 

9 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por