Trentino

Como região, o Trentino ainda não despontou entre as melhores da Itália, nem desenvolveu uma personalidade distinta, a não ser nos vinhos da uva local Teroldego Rotaliano. No entanto, uma verdadeira pérola se destaca isoladamente: San Leonardo, um dos maiores nomes do vinho italiano. Este verdadeiro château produz vinhos de incrível classe e elegância, com Cabernet Sauvignon e Merlot. São comparáveis aos grandes Bordeaux e sempre merecem os “tre bicchieri” do Gambero Rosso. Trata-se do maior nome da região e um dos maiores da Itália.

Trentino está localizada no norte da Itália, próxima das regiões do Vêneto e da Lombardia, onde reúne cerca de 8.000 hectares de vinhedos, grande parte deles destinada ao cultivo de uvas brancas, que por sua vez correspondem a 75% de toda a produção vinícola da região italiana.

Entre as uvas brancas de Trentino, as mais recorrentes nos vinhedos são as castas internacionais Chardonnay, Mullër-Thurgau e Pinot Gris. Já entre as uvas tintas, a grande pérola da região é mesmo a Teroldego Rotaliano.

O clima de Trentino apresenta uma grande variação térmica, com temperaturas amenas durante o inverno e verões bastante rígidos, que podem chegar aos 40°C, bem acima da média anual de 18°C. Essa variação brusca é responsável por dar origem a vinhos com alto grau de complexidade. Além disso, tais condições somadas às características da uvas cultivadas na região resultam em vinhas vigorosas, com elevada proteção contra fungos, podridão e pragas.

10 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por