Alfrocheiro

A uva Alfrocheiro é uma variedade tinta da região de Dão. Considerada por enólogos uma fruta de excelente qualidade vínica, uma vez que possui cachos curtos, com tamanhos medianos e, geralmente, compactos. Seus bagos apresentam alto teor de açúcar natural, o que auxilia na elaboração de vinhos com teor alcoólico elevado. A Alfrocheiro também é reconhecida pelo nome de Tinta Bastardinha, uma nomenclatura reconhecida pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

Essa variedade de uva tem maior expressão na região de Dão devido ao clima seco e quente que a região apresenta, permitindo que a uva cresça livre de umidade. Outras áreas, no entanto, não tão quentes e secas, também apresentam o cultivo da Alfrocheiro, entre elas, pode-se citar as regiões da Bairrada, Douro, Alentejo, Palmela e Tejo.

Apesar desse tipo de uva se mostrar vigoroso, a Alfrocheiro requer cuidados especiais durante seu cultivo e colheita. O produtor precisa controlar a produtividade da uva por meio de podas programadas, a fim de manter seu aroma e sabor. Por ser sensível e delicada, esse tipo de uva é cultivado por vinicultores experientes, que mantém as áreas verdes da videira livres dos ataques de fungos como o Plasmopara viticola.

Com coloração escura, a uva Alfrocheiro é utilizada na composição de vinhos de corte, adicionando cor aos exemplares criados. Mas na região do Dão esta variedade dá origem, mais frequentemente, à vinhos varietais, que exploram todo o potencial dessa casta.

Os vinhos produzidos a partir da uva Alfrocheiro são vinhos ricos e extremamente frutados, que apresentam taninos equilibrados. Já os aromas mais comuns são os frutíferos, advindos de frutas silvestres, como a amora e o morango.

Pratos que contém cabrito assado ou carne de cordeiro harmonizam bem com vinhos elaborados a partir da uva Alfrocheiro. Um grande exemplo de harmonização para essa casta é o vinho tinto “Quinta do Perdigão Alfrocheiro 2007”, do produtor português Quinta do Perdigão. A uva utilizada para a produção desse vinho é nativa da região do Dão e o exemplar oferece ampla complexidade, favorecendo sua harmonização também com queijos maduros.

4 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por