Dão

Exemplo do que ocorre hoje em Portugal, o Dão é uma região em que a inovação convive lado a lado com a tradição. É um dos melhores terroirs do país, local de origem da celebrada uva Touriga Nacional. A região produz alguns ótimos vinhos tintos, de enorme estrutura, grande concentração de fruta e elegância. Os vinhos brancos também são bastante típicos, muito apreciados em Portugal. O maior nome da região é a prestigiada vinícola Quinta da Pellada.

Sendo uma das regiões pioneiras na produção de vinhos em Portugal, o Dão sempre foi uma área nobre dos vinhos portugueses, conquistando cada vez mais os críticos, especialistas e apreciadores de todo o mundo.

Localizado ao centro de Portugal, o Dão tornou-se uma das primeiras regiões demarcadas de vinhos não licorosos na Península Ibérica, e graças à elevada qualidade de seus vinhos é conhecido como a “Borgonha Portuguesa”.

Cerca de 20 mil hectares (dos 376 mil que compõem a região) são destinados ao cultivo exclusivo de vinhas, abrangendo os distritos de Coimbra, Guarda e Viseu. Com a presença de um relevo acidentado, a região possui solos predominantemente graníticos e clima marcado por uma larga amplitude térmica.

A Touriga Nacional é considerada a uva mais nobre da região e, consequentemente, uma das castas que recebe maior destaque nas vinícolas do Dão, originando vinhos com bom teor alcoólico, taninos nobres, encorpados, com intensos aromas e propícios a um longo envelhecimento.

Outras duas uvas prestigiadas na região portuguesa são a Alfrocheiro Preto e a Jaen. A uva Alfrocheiro Preto propicia aos vinhos aromas finos e que se tornam mais complexos ao longo dos anos em que amadurece. Já a Jaen, apresenta concentração alcoólica regular, mas com aromas intensos de fruta madura, taninos extremamente macios e de altíssima qualidade.

A uva Encruzado, uma variedade nobre utilizada na elaboração de vinhos brancos, apresenta bom teor alcoólico, aromas complexos, frescos e relativamente secos. Os vinhos brancos da região são encorpados, têm um estilo bastante particular e são muito longevos.

Os vinhos do Dão, que sempre gozaram de bom nome, passaram por uma fase difícil, em busca da sua própria personalidade. Graças ao trabalho de excelentes produtores, despontaram alguns belíssimos Dão tintos, encorpados e elegantes. Para muitas pessoas, a região é a melhor de Portugal para a uva Touriga Nacional

28 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por