Dolcetto

Típica do noroeste da Itália, na região do Piemonte, a casta tinta Dolcetto é cultivada em vinhedos de altitudes elevadas, graças a forte resistência que a casta possui quando exposta a temperaturas frias. Com acidez bastante equilibrada, a uva Dolcetto possui rápido amadurecimento, característica que foi extremamente privilegiada pelo clima frio das regiões em que as vinhas da casta são cultivadas.

Apesar do nome Dolcetto da casta dar a impressão de que estamos falando de uma uva com bastante presença de açúcar e capaz de produzir vinhos tintos doces, tudo não passa de uma vaga referência. Ao contrário do que o nome possa sugerir, vinhos tintos elaborados com a casta italiana Dolcetto dificilmente apresentam caráter doce, a maioria dos exemplares da casta são bastante tânicos, macios, frescos e secos.

Sendo uma das uvas mais alegres da região de Piemonte, a casta Dolcetto é levemente fermentada no processo de vinificação, tal processo é realizado por produtores de renome que conhecem extremamente bem as características e propriedades da uva Dolcetto. A leve fermentação da uva faz com que seja extraído da casta a quantidade ideal de taninos para a elaboração de vinhos tintos secos maravilhosos.

Utilizada em deliciosos e espetaculares vinhos tintos, a casta Dolcetto da região de Alba produz um dos melhores vinhos provenientes da casta. A Dolcetto D´Alba, cultivada em uma comuna do Piemonte, é considerada DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), sendo 80% dos exemplares de vinhos elaborados com a casta consumidos no próprio país de origem. Os rótulos produzidos a partir da cepa Dolcetto D´Alba possuem caráter rústico com taninos bastante leves e coloração rubi.

Conhecida também como Ormeasco na região da Liguria, a uva Dolcetto vem conquistando muitos admiradores no mundo do vinho, ganhando bastante espaço em países do Novo Mundo com exemplares bastante potentes, secos e com graduação alcóolica elevada.  

Com aroma frutado intenso, os vinhos tintos secos elaborados a partir da casta Dolcetto acompanham muito bem refeições, destacando-se massas preparadas com molho vermelho, pizzas e carnes vermelhas. Exaltando assim, o frescor presente nos deliciosos exemplares e rótulos de vinhos tintos da casta. 

3 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por