Inzolia

A uva branca Inzolia é nativa da Itália, onde também é conhecida como Ansonica, principalmente na região da Toscana. O prestígio desse tipo de uva está relacionado, sobretudo, à sua utilização na elaboração do vinho de corte siciliano fortificado, o vinho Marsala.

A grande quantidade de taninos presentes na Inzolia é considerada uma característica singular dessa variedade de uva, já que as demais uvas brancas não costumam apresentar taninos em quantidades elevadas. A perda de acidez da fruta no final da estação faz da Inzolia uma variedade que requer cuidados especiais, de forma que tenha sua qualidade assegurada.

Os principais varietais elaborados com esta casta são vinhos brancos secos, enquanto os vinho de corte tem êxito na combinação com as uvas Catarrallo e Grillo. Na região da Toscana, a uva Vermentino é considerada um excelente par para compor bons vinhos de corte com a Inzolia. Criando uma boa harmonização, vinhos que utilizam a uva Inzolia acompanham com excelência sashimi de salmão, assim como salmão na manteiga.

Os vinhos criados com a uva Inzolia apresentam coloração dourada com reflexos esverdeados, e ostentam aromas expressivos e grande equilíbrio, além de demonstrarem boa capacidade de envelhecimento. Os aromas mais comuns são os de amêndoa, ervas frescas, frutas cítricas e tropicais.

O vinho branco seco “Noze d’Oro 2011”, do produtor Tasca d’Almerita, foi elaborado com as uvas Inzolia e Sauvignon Blanc, ambas cultivadas na região da Sicília. Esse vinho é ideal para a degustação com pratos que contenham peixes, frutos do mar ou aperitivos.

3 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por