A sul-africana Swartland tornou-se referência em vinhos de alta qualidade, especialmente exemplares de Chenin Blanc de vinhas velhas
SAIBA MAIS5 itens em "Swartland"
Vinhos de Swartland
Swartland é o maior distrito de Coastal Region, na África do Sul. Antigamente, a área era vista apenas como uma região produtora de vinhos econômicos. Nos últimos anos, entretanto, o distrito passou a atrair talentosos vitivinicultores que descobriram novos terroirs na denominação. Esta nova investida resultou em uma renovação dos estilos de vinhos elaborados.
Hoje, Swartland é reconhecida por seus vinhos de alta qualidade e que fazem sucesso perante a crítica especializada. Os melhores exemplares provêm de vinhedos de baixo rendimento, devido à presença de vinhas velhas ou vinhas de sequeiro (sem o uso de irrigação artificial) – especialmente das castas Chenin Blanc e Syrah.
Outras variedades bastante plantadas incluem as tintas Cabernet Sauvignon e Pinotage (cruzamento entre Pinot Noir e Cinsaut desenvolvido na África do Sul) e as uvas brancas Sauvignon Blanc e Chardonnay.
Devido ao clima quente e seco e à grande variedade de solos existentes em Swartland, diversas castas são cultivadas no distrito, mesmo que em pequenas quantidades. Exemplos incluem Marsanne, Roussanne, Grenache e Viognier, que costumam ser utilizadas para a composição de excelentes vinhos de corte.
