A região chilena do Valle del Maule possui a maior quantidade de vinhedos plantados do país e vem produzindo tintos de ótima qualidade

SAIBA MAIS

1 item


Vinhos do Valle del Maule

O Valle del Maule está situado no sul do conhecido Valle Central chileno. Bastante extensa, a região possui a maior quantidade de vinhedos cultivados no Chile – desde a área costeira, passando pelo interior fértil do vale, até o sopé da Cordilheira dos Andes.

Os verões do Maule são quentes e secos, o que favorece a maturação das uvas, principalmente na parte interior do vale. Mas, em geral, o clima é ligeiramente mais ameno do que nas regiões mais ao norte do Valle Central, traduzindo-se em vinhos um pouco mais leves e com sabores de frutas mais frescas.

Tradicionalmente, o Valle del Maule ganhou a reputação de produzir bons vinhos para o dia a dia. Nos últimos anos, no entanto, a região tem ganhado reconhecimento pela elaboração de vinhos de ótima qualidade, especialmente devido ao trabalho de recuperação que alguns produtores estão realizando com vinhas centenárias existentes na região, incluindo as variedades País e Muscat de Alexandria.

Outra casta que recentemente vem ganhando a atenção dos consumidores é a Carignan. O Maule é o maior produtor chileno dessa variedade, cujos melhores vinhos são provenientes de vinhas antigas, cultivadas em sequeiro (sem irrigação artificial) no sul da região.

Por fim, o Valle del Maule é também grande produtor de Cabernet Sauvignon, Merlot e Carménère – além de uvas brancas como Chardonnay e Sauvignon Blanc nas áreas montanhosas, mais frias.

Valle del Maule

Inscreva-se e receba novidades!

Saiba de tudo que acontece no mundo Mistral, promoções, ofertas, eventos e muito mais em primeira mão. Os melhores vinhos do mundo você encontra aqui.