Monica

A uva Monica, variedade encontrada exclusivamente na prestigiada região da Sardegna, é uma das castas mais comuns da ilha, e o seu cultivo é destinado a elaboração de vinhos mais simples, para serem consumidos no dia a dia. Os vinhos Monica apresentam, na maioria das vezes, corpo médio, bons taninos, sabores de frutas vermelhas e ervas, muitas vezes com um tom terroso. E são melhores se forem consumidos ainda jovens.

Acredita-se que essa uva chegou à Sardegna com os conquistadores espanhóis na mesma época em que aportaram na ilha a uva Grenache (chamada de Cannonau na ilha). Mas não existem provas concretas sobre essa origem, já que a Monica não está diretamente ligada a nenhuma variedade de uva espanhola conhecida. Na verdade, muitos pesquisadores creem que Monica era uma espécie de nome genérico, usado indiscriminadamente para qualquer uva desconhecida que crescesse na Sardegna.

A Monica apresenta altos níveis de produtividade e suas uvas possuem baixo nível de acidez, o que as tornam ideias para a elaboração de excelentes vinhos de mesa. As videiras dessa variedade alcançam resultados consistentes e abundantes, mas, a Monica requer alguns cuidados especiais durante o cultivo,
a fim de não ultrapassar o seu tempo de amadurecimento e tornar-se uma uva com níveis excessivos de álcool.

Um exemplo de sucesso são os vinhos DOC Monica di Sardegna, que podem ou não ser frisantes e devem necessariamente ter em sua composição 85% da uva Monica, acompanhada de alguma outra variedade de uva tinta. A Monica é utilizada também na elaboração de vinhos sob a denominação Monica di Cagliari, dando origem a vinhos fortificados no estilo seco ou doce.

Apesar disso, ambas as denominações permitem que os vinhos sejam produzidos em grandes quantidades, possibilitando que os produtores elaborem vinhos de mesa simples, sem incentivos para experimentar essa variedade cultivada com baixos rendimentos. No entanto, tal cenário está sofrendo mudanças e dando origem a excelentes vinhos, capazes de agradar a diversos paladares.

Monica pode ser conhecida também nas demais regiões vinícolas ao redor do mundo como uva Monaca, Mora, Pascalli, Morillo, Nectarea e Pensale Nero. Os vinhos Monica harmonizam-se bem com carnes de porco, em especial, leitão assado, e pratos que contenham molho vermelho.