Pinotage

A casta Pinotage é característica da África do Sul, onde foi criada a partir de um cruzamento entre a uva Pinot Noir e a casta Cinsault (chamada de Hermitage na África do Sul).

Desenvolvida por Abraham Izak Perold, a uva Pinotage foi criada em uma universidade no Cabo Ocidental, e é vastamente cultivada em todo o país, compondo cerca de 6% da plantação total da região, sendo considerada um símbolo de vinificação.

Como uma variedade de bagos pequenos, cônicos, de cor azulada, polpa macia, pele espessa e cachos bem compactos, a casta Pinotage pode ser vinificada no estilo fortificado e como tinto espumante. Um vinho produzido com a casta Pinotage foi considerado o melhor entre todos os vinhos apresentados no International Wine and Spirit Competition em Londres no ano de 1991.

A uva Pinotage produz vinhos tintos com aromas ricos e exóticos, bem diferentes e quase “selvagens”, algumas vezes lembrando borracha. Há exemplares macios e frutados, destacando-se a framboesa e o mirtillo com presença de alcaçuz e leve nuance de fumaça, enquanto outros são densos, estruturados e concentrados, feitos para um longo envelhecimento.

Os vinhos da casta Pinotage que possuem corpo mediano são ideais para serem harmonizados com risoto ao funghi e carnes vermelhas, já os encorpados, podem ser acompanhados de queijos maduros e carnes assadas.

Emblemática na África do Sul, a casta Pinotage é muito utilizada pelo produtor Kanonkop, reconhecido como um dos maiores nomes do vinho sul-africano. Entre os vinhos que utilizam a uva, destaca-se o Kadette Cape Blend 2012 (vinho tinto frutado e exuberante), Kadette Pinotage Rosé 2014 (vinho rosé encorpado, persistente, e cheio de agradáveis aromas florais e de frutas) e o Pinotage 2010 (vinho tinto poderoso e encorpado).

Já o Danie de Wet Pinotage Bio 2013, do produtor De Wetshof, é produzido com 100% da casta Pinotage e foi apontado como o melhor tinto da categoria em relação à qualidade e preço. Sendo elaborado com uvas de cultivo biológico que denotam um caráter macio e sedoso ao vinho, o tinto é uma excelente introdução à casta Pinotage. 

6 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por