Áustria

A Áustria produz ótimos vinhos brancos, alguns mais sérios, encorpados e complexos e outros mais leves e aromáticos, ótimos com peixes e frutos do mar.

Surpreendentemente, produz também alguns vinhos tintos saborosos e frutados. O grande destaque, no entanto, fica por conta dos extraordinários vinhos de sobremesa de Alois Kracher, o "Château d’Yquem do mundo germânico".

Esse país da Europa Central, com clima continental, produz vinhos extremamente interessantes. Apesar de uma tradição vinícola muito antiga, a Áustria passou por uma revolução vinícola há menos de três décadas, onde foram implementadas modernas técnicas de vinificação e duplicando a proporção de vinhos tintos produzidos. O resultado dessas mudanças é que, nos dias de hoje, o país produz vinhos ainda mais conceituados e elogiados.

Na Áustria, a uva nativa que mais se destaca é a branca Grüner Veltliner, responsável por ocupar mais de um terço do total dos vinhedos. Esta variedade é responsável pela produção de um vinho seco, único, com nível de acidez marcante e picante como pimenta branca.

Apesar disso, no país são cultivadas mais de 35 uvas – 22 brancas e 13 tintas – oficialmente regulamentadas para a elaboração de vinhos de qualidade. Além das nativas Neuburger, Roter Veltliner, Zweigelt, St. Laurent e Blauer Wildbacher, o país também possui incríveis solos para o cultivo das cepas internacionais Pinot Blanc, Sauvignon Blanc, Riesling, Pinot Noir, entre outras.

Os vinhos com indicação geográfica protegida são distinguidos pelo termo “land wine”, que se encontram em um patamar acima dos vinhos de mesa, em termos de critérios de qualidade. Esses vinhos são divididos em três regiões austríacas: Steirerland, Weinland e Bergland.

Já os vinhos que estão sob o sistema de denominação de origem da Áustria, ou DAC (Districtus Austriae Controllatus) são rotulados como Qualitätswein. No país, a origem de um vinho indicada de onde vêm as uvas e não onde a vinícola se localiza.

Uma curiosidade sobre os vinhos austríacos: apesar da forte influência que recebem dos vinhos da Alemanha, são considerados mais parecidos com os exemplares produzidos na Alsácia.

81 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por