Sercial

A uva Sercial, nativa de Portugal, às vezes com o nome grafado como Cerceal, é uma variedade de pele clara e cultivada exclusivamente na vulcânica ilha da Madeira. Antigamente, a Sercial era utilizada na produção dos tradicionais e fortificados vinhos Madeira, no entanto, sua popularidade diminuiu drasticamente e, nos dias de hoje, seu cultivo ocorre apenas em áreas do sul e noroeste de Portugal.

As vinhas da Sercial são cultivadas, geralmente, em locais que apresentem climas mais frios e em altitudes de até 1.000 metros. Diante de tais condições, a variedade é a última a ser colhida, visto que as bagas atingem apenas a maturidade completa após o amadurecimento das uvas Bual, da Tinta Negra Mole e da Verdelho, cultivadas em encostas que recebem maior incidência solar.

Com o tempo, as uvas Sercial adquirem aromas de nozes e amêndoas, com um acabamento bem seco e estrutura leve, responsável por adicionar excelente caráter fresco aos vinhos. Além disso, a variedade mantém sua acidez natural, possibilitando que os vinhos apresentem excelente capacidade de guarda, capazes de agradar a inúmeros paladares.

Os vinhos elaborados com a uva Sercial possuem estrutura ácida e forte, que se torna mais suave com o decorrer do tempo, visto que o vinho Madeira Sercial necessita de um período mais longo para atingir o ápice qualitativo do que os demais vinhos Madeira. Além disso, os vinhos Sercial são mais frescos do que os exemplares produzidos a partir da uva Verdelho.

Conhecida também como Esgana Cão, Uva Cão e Verdelho Branco em algumas regiões vinícolas, a uva Serceal participa, principalmente, da composição dos tradicionais vinhos Madeira, exemplares que possuem mais de 400 anos de tradição, considerados um dos mais únicos e longevos vinhos do mundo.

Os vinhos Madeira são fortificados com aguardente vínica e sofrem um processo de estufagem durante sua vinificação, passando por temperaturas de até 55ºC. Devido ao calor que a bebida sofre, os vinhos Madeira adquirem caráter oxidativo bastante peculiar, proporcionando que alguns rótulos sejam capazes de envelhecer por muitos anos.