Trebbiano/Ugni Blanc

A uva Trebbiano é cultivada amplamente em diversos países tanto da Europa quanto do Novo Mundo. Na Itália, por exemplo, mais de 80 rótulos são produzidos a partir dessa variedade de uva, a grande maioria deles é de vinhos brancos bastante refrescantes. Devido ao amplo cultivo observado ao redor do mundo, a uva Trebbiano ganhou diversos nomes, alguns muito característicos das regiões vinícolas onde é cultivada.

Na França, a uva Trebbiano é conhecida também como Ugni Blanc, e representa um dos principais ingredientes dos destilados Cognac e Armagnac. Já na região da Califórnia, nos Estados Unidos, os vinhos produzidos a partir de uvas Trebbiano caracterizam-se por serem deliciosos, em especial, os que levam uvas com maior tempo de amadurecimento na elaboração.

Acredita-se que esse tipo de uva foi incorporado à fabricação de vinhos franceses no século XIV quando a corte papal foi transferida de Roma. Nos dois séculos seguintes, a casta Trebbiano foi largamente disseminada e plantada, ganhando fama com seu nome local, Ugni Blanc.

Com a descoberta de novas variedades de uva, a casta teve uma queda de popularidade, mas continua sendo cultivada em larga escala. Além de ser utilizada com maestria na produção dos destilados Cognac e Armagnac, a casta serve de base para uma grande variedade de vinhos brancos.

A uva Trebbiano dá origem a vinhos secos com aromas, geralmente, associados à amêndoas. Além disso, a cepa, que tem cachos cilíndricos e bagos fortes, propicia elevada acidez aos rótulos, característica essa que atrai os produtores do Cognac, uma vez que a fabricação do destilado requer de castas mais ácidas e com baixos níveis de açúcar. Para controlar a pureza dos vinhos Cognac, são utilizadas uvas com menor presença de álcool.

A pureza do Cognac produzido com a uva Trebbiano se dá pelo tempo de destilação ao qual é submetida a bebida, quanto maior o tempo de destilação, maior seu grau de pureza. Os altos níveis de acidez protegem a uva de bactérias e doenças. Além disso, a destilação prolongada acrescenta mais aroma aos rótulos. Vinhos produzidos a partir da uva Trebbiano servem tanto para acompanhar aperitivos quanto para refeições, harmonizando bem com massas, peixes, aves e frutos do mar em geral.

13 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por