Coração da viticultura brasileira, a Serra Gaúcha se destaca pela alta qualidade de seus vinhos, especialmente os espumantes

SAIBA MAIS

17 itens


Vinhos da Serra Gaúcha

Coração vinícola do Brasil, a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, concentra a maior parte da produção de vinhos do país. Nas últimas décadas, tornou-se referência para os espumantes nacionais, elaborados com as duas uvas clássicas de Champagne – Pinot Noir e Chardonnay – e reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade. Suas raízes vinícolas, no entanto, são bem mais antigas, remontando ao final do século XIX, com a chegada de imigrantes italianos à região.

Além dos espumantes, a Serra Gaúcha produz também ótimos vinhos com destaque para os tintos de Merlot, casta que se adaptou muito bem ao terroir local – em especial na sub-região do Vale dos Vinhedos, a primeira do país a obter o reconhecimento de Indicação Geográfica.

A Vallontano, comandada pelo enólogo Luís Henrique Zanini, é uma das vinícolas de maior destaque no Vale dos Vinhedos. Além de seus deliciosos e premiados espumantes, o produtor também elabora elogiados tintos com a Merlot e outras variedades como a Tannat e a Cabernet Sauvignon, todos com muita tipicidade.

Em 2012, o Vale dos Vinhedos tornou-se a primeira região vinícola do Brasil a conquistar o status de Denominação de Origem (DO) para seus vinhos.  

 

Serra Gaúcha

Inscreva-se e receba novidades!

Saiba de tudo que acontece no mundo Mistral, promoções, ofertas, eventos e muito mais em primeira mão. Os melhores vinhos do mundo você encontra aqui.