Alsace

A Alsácia é uma região de grandes vinhos brancos, todos muito característicos, que não encontram paralelo em nenhuma outra região do mundo. As castas principais são a fantástica uva Riesling, a exótica Gewürztraminer, a Pinot Gris e a Pinot Blanc, todas adquirindo aqui um caráter único e especial. São vinhos que podem ser muito finos, complexos e de grande classe. Os mais simples são refrescantes e saborosos, combinando muito bem com peixes e frutos do mar.

A região também produz alguns bons Pinot Noir e, no caso de alguns produtores, fantásticos vinhos de sobremesa, além do reputado espumante Crémant d’Alsace. A Alsácia é amplamente conhecida pela elaboração de vinhos brancos, já que 92% da produção local é destinada a tais exemplares. Os 8% restantes são responsáveis por dar origem a vinhos tintos leves e deliciosos.

Na fronteira da Alemanha com a França e próxima do importante rio Reno e da cadeia de montanhas Vosges, a região da Alsácia esteve, muitas vezes, sobre o domínio alemão, resultando em uma rica mistura cultural, bastante peculiar e simbólica.

De acordo com o sistema de denominação francês, o Appellation d’Origine Contrôlée ou AOC, os vinhos da Alsácia são divididos em três grupos. O primeiro chama-se Alsace AOC, classificação que abrange vinhos varietais, nomeados pela uva e não pelo vinhedo ou château de origem. Quando a casta não é citada, trata-se de um vinho de corte.

A segunda classificação é denominada Alsace Grands Crus AOC. “Grands Crus” significa grandes vinhedos, isto é, apenas 51 vinhedos da Alsácia receberam essa classificação. Os rótulos dos vinhos irão apresentar o nome da uva presente em sua composição e o nome do vinhedo. Os Grands Crus representam menos de 5% do total de vinhos produzidos.

Os espumantes elegantes, frescos e vibrantes produzidos na região da Alsácia constituem a terceira e última classificação, denominada Crémant d’Alsace AOC. Essas variedades de vinhos são produzidas pelo método tradicional e podem ser vinhos brancos ou rosés. As uvas autorizadas para a elaboração desses exemplares são das castas Pinot Noir, Riesling, Chardonnay, Pinot Blanc e Pinot Gris.

Os solos da região da Alsácia são constituídos, em geral, por granito, calcário, argila, areia e greda. Esses compostos formam os mosaicos de solos encontrados na região, frutos do desmoronamento de uma parte das montanhas Vosges, ocorrido há mais de 50 milhões de anos.