Barbera

A casta Barbera é uma das melhores uvas da Itália (a segunda mais plantada depois da uva Sangiovese). Nativa do Piemonte, região noroeste da Itália, a casta Barbera era uma espécie de “patinho feio” até ser domada por alguns talentosos produtores de vinhos por meio do envelhecimento em carvalho e outras técnicas.

Hoje, produz vinhos em estilo moderno e concentrado, com muito sabor e riqueza, além de um ótimo e complexo aroma de frutas vermelhas e uma excelente acidez. São vinhos de grande apelo e, como quase todos os bons tintos italianos, perfeitos para harmonizações na hora das refeições. 

A casta Barbera é muito utilizada na elaboração de vinhos de corte, junto com as uvas Nebbiolo ou Sangiovese, mas pode ser encontrada também em vinhos varietais de qualidade, principalmente na Itália, sua região de origem. 

Com pouco tanino e rica acidez, a casta possui denominações diferenciadas no mundo, sendo conhecida como Barbera del Monferrato, Barbera Grossa, Barbera Forte, Barbera Sarda e Barbera Vera. Os vinhos elaborados com a casta possuem cor profunda (aproximando-se da coloração da casta Syrah) e, na maioria das vezes, os  rótulos devem ser apreciados e degustados após 5 anos de engarrafamento.

Levada com os imigrantes italianos para o Novo Mundo, a casta Barbera se adaptou bem ao clima quente da Califórnia, que se tornou uma das regiões com maior quantidade de vinhedos da casta e, uma das maiores produtoras dos vinhos elaborados a partir da uva, ficando ao lado da Itália, região de origem da Barbera.

Pouco plantada em outras regiões do mundo, a casta possui destaque também na Argentina e na Austrália, sendo utilizada na elaboração de bons vinhos. Estima-se que a Itália possui 52.600 acres da casta, enquanto a Argentina apenas 1.300 acres.

Característica marcante dos tintos elaborados com a casta Barbera, a alta acidez da uva é ideal para harmonizações com carne de cordeiro, salmão defumado e massas acompanhadas de molho pomodoro ou a bolonhesa, evidenciando os sabores marcantes que a uva propicia aos vinhos.

O vinho “Pomorosso 2008” do produtor Coppo, conhecido por ser um dos maiores responsáveis pela transformação da uva Barbera em uma casta nobre é reconhecido como um dos melhores e mais reputados tintos italianos.

6 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por