Itália

A Itália, lar dos tradicionais vinhos Chianti, Prosecco, Moscato e Amarone, possui uma enorme história no mundo do vinho, que remonta a mais de dois mil anos. Famosa pela diversidade de uvas e estilos de vinhos, a Itália também produz um número significativo de vinhos: mais de 40 milhões de hectolitros em 2012, provenientes de 800 mil hectares de vinhas.

O país está dividido em 20 regiões administrativas, entre elas, áreas vinícolas de alta qualidade e conhecidas mundialmente, como a Toscana, o Veneto e o Piemonte. Cada região possui seus próprios estilos de vinho. Alguns exemplares são famosos porque são produzidos em grandes volumes, podendo ser encontrados em todo o mundo e outros justamente pelo contrário, ou seja, são raros e muitas vezes nem saem da própria região.

A Toscana é conhecida, principalmente, pelo Chianti, Brunello e Vino Nobile, altamente apreciados por críticos e enólogos. Da mesma forma, o tradicional vinho de Piemonte é o Moscato d’Asti, mas a região é respeitada pela produção dos excepcionais Barolo e Barbaresco. A vasta produção de Prosecco e Soave no Veneto pouco aumenta sua popularidade, visto que o ícone da região é o Amarone della Valpolicella – um dos melhores vinhos do mundo.

A Itália possui uma delimitação inconfundível nos mapas, uma vasta península que se projeta para o mar Mediterrâneo. O país percorre mais de mil quilômetros ao longo de uma área íngreme formada pela cordilheira dos Apeninos. No lado ocidental da Itália, no mar Tirreno, encontram-se as regiões da Sardegna e da Sicília.

As vinhas italianas são lar de mais de 2 mil variedades de uvas, muitas à beira da extinção. As castas da Itália são a Sangiovese, Montepulciano, Pinot Grigio, Nebbiolo e Barbera. Estas variedades são responsáveis por ocupar inúmeros hectares de vinhedos e podem ser encontradas em qualquer região.

Todas as uvas italianas, sendo elas conhecidas ou não, enfrentam uma grande concorrência com as variedades francesas, como a Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Merlot. Tais uvas estão sendo cultivadas cada vez mais em toda a Itália, conquistando ainda mais sucesso.

1 produto

Itens por página
Filtro
Ordenar por

    Uva

    Tipo

    Tamanho