Madeira

A ilha da Madeira produz alguns vinhos únicos, extremamente longevos, de altíssima qualidade. Hoje são vinhos de conhecedores, embora tenham gozado de uma reputação incomparável até o início deste século. O Sercial é seco e o Verdelho é meio-seco, enquanto o Bual é meio-doce e o Malmey é doce (rich). O raríssimo vinho Terrantez tem um estilo entre o Verdelho e o Bual.

O cultivo das uvas na região mudou muito desde a colonização da ilha da Madeira, quando ainda eram utilizados métodos como o das uvas “latadas”, que mantinham as vinhas suspensas por meio de estacas e arames, conduzindo-as horizontalmente nas plantações.

Já o Vinho Madeira, que pertence à região portuguesa desde 1450, foi contemplado por figuras históricas, como Churchill, Napoleão e Shakespeare, e é sinônimo de elegância e aristocracia no mundo inteiro. O vinho Madeira foi a icônica bebida de um dos brindes mais famosos de toda a história, o brinde à comemoração da Declaração da Independência dos Estados Unidos, no dia 4 de julho.

Com presença de marcante acidez e excelente frescor, o vinho Madeira é único no mundo todo. Devido à intensa incidência solar, alta temperatura e ao processo de oxidação lenta, em cascos de madeira antigos, o Vinho Madeira reúne sabores de especiarias, aromas etéreos, frutas cristalizadas e néctar.

A ilha da Madeira possui um território de 740 km², dos quais 400 hectares são destinados ao cultivo de uvas. A ilha portuguesa expande-se no Oceano Atlântico e forma um arquipélago com as ilhas Desertas, Selvagens e Porto Santo.

Com grandes variações topográficas, a altitude pode chegar a até 2 mil metros em alguns pontos da ilha, compondo declives intensos onde o cultivo de uvas só é possível com a construção de socalcos (degraus). Os principais produtores que originam o vinho Madeira utilizam as uvas Malvasia, Sercial, Tinta Negra, Boal e Verdelho cultivadas, principalmente, em solos vulcânicos.

A ilha portuguesa apresenta diferentes microclimas que variam de um polo a outro. Em algumas áreas o clima é úmido e árido, enquanto em outras, os verões são intensos e os invernos amenos. O solo da ilha da Madeira é caracterizado como argiloso, além de apresentar matéria orgânica e ferro em abundância, o que o torna ácido. 

10 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por