Malvasia

A uva branca Malvasia tem sua origem na Grécia Antiga, quando já possuía grande relevância para a produção vitivinícola e servia ao consumo de vinhos da elite grega. A variedade ganhou ainda mais notoriedade com a ascensão da região de Bordeaux e com o sucesso dos excelentes vinhos doces produzidos nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol localizado próximo ao Marrocos.

A Malvasia é uma uva forte e de bons rendimentos, que dá origem a vinhos renomados e conhecidos em todo o mundo, participando, inclusive, da elaboração de grandes nomes como os Vinhos do Porto, Vinhos Madeira, os Vinhos Frascati e os reputados Chianti.

É quase impossível definir um único estilo para os vinhos elaborados a partir da uva Malvasia, e isso se dá devido à amplitude de subvariedades que essa casta apresenta. No entanto, as notas de aromas frequentemente encontradas nos seus vinhos brancos são as de damasco, pêssego e passas brancas. Já nos vinhos tintos, encontram-se notas de chocolate e, com o envelhecimento da Malvasia, os exemplares tendem a apresentar sabores e aromas de nozes.

O vinho “15 Years Old Malmsey Rich”, do produtor Blandy’s, é elaborado com a presença da uva Malmsey, subvariedade da casta Malvasia, cultivada em vinhedos da Ilha da Madeira, em Portugal. Ideal para ser degustado com frutas secas, tortas e chocolates amargos, o vinho é envelhecido por 15 anos em casco de carvalho e recebeu 92 pontos da renomada revista Wine Spectator.

Existem inúmeras subvariedades da uva Malvasia, os tipos de uvas brancas mais conhecidos são a Malvasia di Candia, Malvasia Bianca di Candia, Malmsey, Verdina, Malvoisier, Luvarella, Malvasia del Lazio e Malvasia Puntinati. Já entre as subvariedades de uva tinta, as mais reputadas são a Malvasia Parda e a Malvasia Nera.

Há notáveis diferenças entre as subvariedades desse tipo de uva, entretanto, algumas características essenciais podem ser encontradas em todas elas, como, por exemplo, sua melhor adaptação a climas secos e solos bem drenados, localizados em terrenos inclinados, de forma que favoreçam o escoamento da água, uma vez que em climas úmidos, a Malvasia é mais propensa ao desenvolvimento de doenças fungicas como o oídio e a podridão.

A uva Malvasia pode ser encontrada com maior facilidade em vinhedos de regiões da Itália, Espanha e Portugal, entretanto, isso não impede que esse tipo de uva também seja cultivado em diversos outros locais do mundo, da Califórnia à Croácia, passando por Brasil e Austrália.

12 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por