

Catena Cabernet Sauvignon 2022
Código 37689 | Vinho argentino
Catena é "A marca de vinhos mais admirada do mundo" - Drinks International 2025
R$ 210,14ou até 2x de R$ 105,07 sem juros
92 pontos
James Suckling
Crítico Internacional
91 pontos
Antonio Galloni
Crítico Internacional
Conteúdo exclusivo sobre o Produtor

CATENA ZAPATA
Catena Zapata é a maior estrela dos vinhos argentinos. Para Robert Parker, “Catena representa o máximo em vinhos da América do Sul.” Responsável pela criação dos primeiros vinhos argentinos de classe mundial, o produtor também foi pioneiro na valorização da uva Malbec. Ao cultivá-la em vinhedos de altitude, redefiniu os tintos elaborados com essa variedade, servindo de inspiração para outros produtores — inclusive na França, berço da Malbec. Altamente premiada, a Catena Zapata já foi eleita mais de dez vezes uma das Top 100 melhores vinícolas do mundo pela Wine & Spirits e, em 2025, pela segunda vez, considerada a vinícola mais admirada do mundo pela revista inglesa Drinks International
Sobre o vinho
Elaborado com Cabernet Sauvignon selecionada de cinco diferentes vinhedos de altitude da família Catena Zapata, este tinto concentrado revela um distinto caráter varietal. Considerado "soberbo" por Robert Parker, que destacou também seu frescor, taninos refinados, ótimo foco e final saboroso. Vinho de entrada da linha Catena, já foi descrito por Jancis Robinson como "sofisticado, maduro e bastante complexo, com camadas dignas de um Bordeaux" — recebendo a mais alta nota em um painel com 50 vinhos argentinos avaliados pela jornalista.
Tipo
Tinto
Temperatura de serviço
16 a 18°C
Temperatura de armazenamento
13 a 16°C
Teor alcoólico
13,5%
Sugestão de guarda
De 5 a 10 anos
Corpo
Médio
Vinificação
Fermentação em tanques de aço inoxidável por aproximadamente 12 a 16 dias, com maceração total de 20 a 23 dias, utilizando leveduras selvagens e temperatura controlada.
Vinhedo
Uvas provenientes de quatro vinhedos localizados em Mendoza: Agrelo, a 950 metros de altitude, com solo argiloso e pedras arredondadas no subsolo; Villa Bastías, a 1.120 metros, com solo argiloso de silte e presença de calcário; Altamira, em La Consulta, a 1.095 metros, com solo argiloso e pedras arredondadas; e El Cepillo, em Eugenio Bustos, a 1.090 metros, com solo franco-arenoso, espessas camadas calcárias e rochas arredondadas no fundo.
Maturação
Maturado por 12 meses em barricas de carvalho francês usadas.



















