Produto adicionado à sacola

Veneto

A região de Veneto, localizada no nordeste da Itália, é a terra natal de algumas das mais conhecidas denominações italianas, como Valpolicella, Bardolino e Prosecco. São vinhos da Itália que podem ser muito bons, se forem elaborados por bons produtores. 


O encorpadíssimo Amarone é um dos maiores exemplares italianos produzidos nessa região. Mas o Veneto produz também inúmeros outros ótimos vinhos tintos e brancos, como o Campofiorin, o Brolo e o Rosso dell’Abazia, capazes de encantar quem os degusta graças às sensações sublimes que trazem ao paladar.

A economia local é bastante ligada à elaboração de excelentes vinhos italianos, haja vista a quantidade de vinhedos existentes na região. Localizada em uma área de planície bastante fértil, o Veneto é próximo de outras regiões mundialmente conhecidas quando o assunto são vinhos de qualidade e prestígio, como Trentino e Alto Adige.


Apesar de as uvas mais cultivadas no Veneto serem da casta Merlot e Prosseco, as videiras que deram origem aos vinhos com certificação de Denominação de Origem Controlada (DOC) são, na verdade, das castas Pinot Grigio, Riesling, Garganega, Pinot Nero, Barbera e Corvina, atualmente, as uvas de maior importância para a produção dos vinhos do Veneto apreciados e cultuados mundo afora.

Formado pelas sub-regiões de Veneza, Belluno, Verona e Rovido, o Veneto extrai a maior parte de sua produção de Verona, contabilizando anualmente cerca de dois milhões de hectolitros de vinhos italianos. O destaque dessa sub-região vai além do volume de produção local, Verona é o berço dos reverenciados, famosos e cultuados exemplares de Bardolino e Valpolicella.


Uma curiosidade a respeito do Veneto é sua forte ligação com a vinicultura do Brasil, que recebeu muitos imigrantes italianos desta região na Serra Gaúcha, hoje a melhor área de elaboração de vinhos do nosso país. Não por acaso, a maioria das vinícolas de sucesso do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, pertence a famílias de descendentes desses imigrantes de Veneto, no nordeste da Itália. 

Filtre sua Busca

País

Amarone Valpolicella Vigneto Monte Sant'Urbano 2013  - meia gfa.

Amarone Valpolicella Vigneto Monte Sant'Urbano 2013 - ... (Speri)

Tinto, Corvina Veronese, Corvinone, Rondinella, Molinara, Itália

Speri é indiscutivelmente uma das maiores estrelas de Valpolicella. Segundo o Gambero Rosso, Speri tem uma "notável importância histórica na região de Valpolicella, produzindo sempre alguns dos melhores e mais interessantes vinhos da denominação." Os vinhedos estão todos localizados dentro de Valpolicella Classico, o que é raríssimo entre os produtores desta região. Entre os 60 hectares - todos de cultivo orgânico - a joia da coroa é o fantástico Sant'Urbano, considerado um dos mais excepcionais terroirs do Vêneto. Segundo Robert Parker, os vinhos das safras recentes de Speri estão "realmente impressionantes, mostrando que os vinhos de Sant'Urbano são de fato excepcionais". Os vinhos de Speri combinam classe e elegância com uma grande apelo regional. O Valpolicella Classico, segundo Parker, "mostra todas as características que fazem do Valpolicella um vinho tão gastronômico e fácil de gostar." O Ripasso de Speri mostra "uma suculência e frescor dificilmente encontrados em um Ripasso" segundo o crítico, que avaliou a última safra degustada com 91 pontos - o classificando como o melhor Ripasso da safra 2012. O Sant'Urbano Apassimento Valpolicella Classico Superiore, por sua vez, é um "super Valpolicella", que concorre com os Amarones de outros produtores. Também elaborado apenas com uvas do vinhedo Sant'Urbano, o Amarone della Valpolicella de Speri é um vinho obrigatório para quem gosta do aristocrático Amarone. Com uma coleção de mais de 10 "Tre Bicchieri" do Gambero Rosso, é descrito como "monumental" por Robert Parker, que concedeu 94 pontos para a safra 2009. O vinho combina de maneira magistral potência e frescor, com uma elegância que o torna perfeito para acompanhar comida - uma exceção entre os vinhos da denominação. Estes vinhos artesanais e de minúscula produção estão entre os maiores segredos do Veneto e certamente entre os melhores e mais típicos que a região de Valpolicella pode produzir.

R$ 427,47

Comprar