Veneto

A região de Veneto, localizada no nordeste da Itália, é a terra natal de algumas das mais conhecidas denominações italianas, como Valpolicella, Bardolino e Prosecco. São vinhos que podem ser muito bons, se forem elaborados por bons produtores. 

O encorpadíssimo Amarone é um dos maiores exemplares italianos produzidos nessa região. Mas o Veneto produz também inúmeros outros ótimos vinhos tintos e brancos, como o Campofiorin, o Brolo e o Rosso dell’Abazia, capazes de encantar quem os degusta graças às sensações sublimes que trazem ao paladar.

A economia local é bastante ligada à elaboração de excelentes vinhos, haja vista a quantidade de vinhedos existentes na região. Localizada em uma área de planície bastante fértil, o Veneto é próximo de outras regiões mundialmente conhecidas quando o assunto são vinhos de qualidade e prestígio, como Trentino e Alto Adige.

Apesar de as uvas mais cultivadas no Veneto serem da casta Merlot e Prosseco, as videiras que deram origem aos vinhos com certificação de Denominação de Origem Controlada (DOC) são, na verdade, das castas Pinot Grigio, Riesling, Garganega, Pinot Nero, Barbera e Corvina, atualmente, as uvas de maior importância para a produção dos vinhos do Veneto apreciados e cultuados mundo afora.

Formado pelas sub-regiões de Veneza, Belluno, Verona e Rovido, o Veneto extrai a maior parte de sua produção de Verona, contabilizando anualmente cerca de dois milhões de hectolitros de vinhos. O destaque dessa sub-região vai além do volume de produção local, Verona é o berço dos reverenciados, famosos e cultuados exemplares de Bardolino e Valpolicella.

Uma curiosidade a respeito do Veneto é sua forte ligação com a vinicultura do Brasil, que recebeu muitos imigrantes italianos desta região na Serra Gaúcha, hoje a melhor área de elaboração de vinhos do nosso país. Não por acaso, a maioria das vinícolas de sucesso do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, pertence a famílias de descendentes desses imigrantes de Veneto, no nordeste da Itália. 

97 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por

Valpolicella DOC Classico 2016 (Speri)

Valpolicella Ripasso DOC Classico Superiore 2015 (Speri)