Parellada

A uva Parellada, nativa da Catalunha, é cultivada exclusivamente em sua região de origem e participa da composição do prestigiado vinho espumante Cava. Conhecida também como Montonec ou Montonega, essa variedade de uva é cultivada nas montanhas do Alto Penedès, a 600 metros acima do nível do mar.

A Parellada atinge o ápice qualitativo quando cultivada em grandes altitudes, onde as baixas temperaturas favorecem sua acidez natural e necessita de um período maior de tempo para desenvolver todos os seus compostos aromáticos.

Possuindo pele grossa, a uva Parellada apresenta coloração verde amarelada e suas folhas, tons de castanho claro. O cacho dessa variedade de casta não é muito apertado, ajudando a proteger a fruta e afastando o risco de podridão. Além disso, a Parellada demora para amadurecer e brotar, necessitado que seus rendimentos sejam controlados rigorosamente.

Essa variedade é utilizada, principalmente, na fabricação de alguns dos melhores espumantes espanhóis, o Cava, ao lado das uvas Xarel-lo e Macabeo. A Parellada, considerada a uva mais elegante e refinada entre as três variedades, é responsável por adicionar acidez e frescor aos exemplares.

O espumante Cava se consolidou no mercado na década de 80 e seu método de produção deve seguir rigorosas regulamentações, como por exemplo, o controle da temperatura durante a primeira fermentação. Demonstrando a importância do Cava para o mundo do vinho, ao redor do mundo, são consumidas mais de 200 milhões de garrafas por ano.

Acredita-se que, cerca de 95% das uvas Parellada sejam destinadas à produção do espumante Cava, enquanto os demais 5% restantes dão origem a vinhos tranquilos, ou seja, sem a presença de gases. Quando essa variedade não está em vinhos varietais, participa de blends com a uva Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Os vinhos elaborados a partir da uva Parellada apresentam aromas florais e cítricos, além de serem exemplares extremamente delicados, ricos em acidez, aromáticos, com coloração brilhante e contam com a presença de um baixo teor alcoólico.