África do Sul

A África do Sul tem se destacado por produzir vinhos tintos e brancos de altíssima qualidade, todos muito característicos, de um estilo muito próprio.

Seus vinhos tintos são encorpados e muito típicos, com um destaque para a uva Pinotage, própria deste país. Os melhores brancos também são muito bons, alguns delicados e aromáticos, e outros mais sérios, de bom corpo e grande estrutura.

A história da África do Sul na produção de vinhos é extremamente longa. A primeira safra de vinhos do país aconteceu em 1659 e, apesar de ainda não ser tão populares aqui no Brasil, os vinhos sul-africanos é bastante relevante no cenário mundial, permanecendo as vezes no 7º e 8º lugar no ranking de países produtores em termos de volume.

Após um longo período de exílio político, onde a indústria vinícola foi deixada de lado em relação ao restante do mundo, os vinhos da África do Sul estão em sua melhor fase, principalmente, de cinco anos para cá. O país passa atualmente por um incrível desenvolvimento, tanto nas vinícolas quanto nos vinhedos, com palavras de ordem de “making better wine, making wine better”.

A maior parte das regiões vinícola do Cabo sofrem influência direta dos oceanos Atlântico e Índico. Tais influências marítimas, quando aliadas ao clima temperado mediterrâneo e solos com ampla diversidade, criam condições ideais para a elaboração de vinhos únicos e complexos.

No lado sul é onde estão situados os solos mais antigos do país, com um ambiente natural excepcional. Os vinhedos do Cabo estão cultivados em uma área protegida pela UNESCO, considerada como patrimônio mundial, conhecida como Cape Floral Kingdom, ou Reino Floral do Cabo.

Com relação aos vinhos brancos, a África do Sul é especialista em duas variedades: Sauvignon Blanc, dando origem a vinhos complexos e ricos, e a Chenin Blanc, uva mais cultivada no país e dona de alguns exemplares considerados os mais excitantes do mundo. Mas, também são produzidos ótimos vinhos a partir das castas Sémillon e Chardonnay.

Já os vinhos tintos, é impossível não citar a uva Pinotage – única variedade autenticamente sul-africana, do tipo que “se ama” ou “se odeia”, dotada de riqueza de notas frutadas e nuances de fumaça, bem como sabor característico de alcaçuz.

53 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por