Rioja

Rioja é a mais famosa e tradicional região vinícola da Espanha, produzindo vinhos tintos e brancos entre os melhores do país. O estilo riojano é bastante característico, em geral, bastante marcado pelo carvalho. Os melhores produtores buscam um equilíbrio perfeito entre a fruta e a madeira, produzindo vinhos de enorme classe, elegância e complexidade, entre os melhores do mundo.

Localizada ao norte da Península Ibérica, a região de Rioja desfruta de uma posição geográfica privilegiada frente às demais áreas vinícolas da Espanha. Rioja é protegida pela Serra da Cantabria dos ventos e chuvas provenientes do Atlântico, além de sofrer menos com os extremos de temperatura comuns a outras regiões espanholas.

A região divide-se em três sub-regiões vitivinícolas com características distintas: Rioja Baja, Rioja Alavesa e Rioja Alta, área onde são produzidos os melhores vinhos de Rioja. Dentre os 300 milhões de litros de vinho produzidos por ano na região, 90% correspondem a tintos, mas também há ótimos exemplares brancos e rosés sendo produzidos em Rioja.

Conhecida mundialmente por seus maravilhosos vinhos tintos, a região é tida por muitos especialistas como uma das cinco regiões vinícolas mais importantes do mundo, sendo chamada inclusive de “Bordeaux da Espanha”. Rioja foi a primeira região da Espanha a receber sua Denominação de Origem (DO) e, após alguns anos, esta denominação foi alterada para Denominacíon de Origen Calificada (DOCa), demonstrando a enorme qualidade que seus vinhos apresentam.

A melhor uva tinta de Rioja é a Tempranillo, que atua com o mesmo peso das principais uvas tintas do mundo, como a Cabernet Sauvignon e a Nebbiolo. Os vinhos de Rioja são envelhecidos em tonéis de carvalho americano, atravessando um lento processo de evolução, micro-oxigenação e estabilização, o que lhes garante uma característica notoriamente distinta.

No passado os vinhos eram envelhecidos em tonéis por muitos anos, tornando-se exemplares de cor clara, perfumados, de corpo médio e mais delicados que potentes. Com o novo processo de envelhecimento, os vinhos têm hoje uma cor mais escura, um bouquet menos marcado pelo carvalho, são mais concentrados e potentes. Os melhores encontram-se entre os mais apreciados vinhos tintos do mundo.

Os vinhos brancos do Rioja, produzidos com a uva Viura, também participam de um longo envelhecimento nos tonéis de carvalho. Os exemplares mais modernos, que permanecem por menos tempo, adquirem um caráter leve e frutado.

 

61 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por