Agiorgitiko

A Agiorgitiko é uma uva tradicional do Peloponeso, cultivada, especialmente, na região de Nemeia. Essa variedade também é conhecida como Mavro Nemeas e dá origem a vinhos rotulados com a denominação de origem Nemeia, isto é, exemplares compostos 100% pela uva Agiorgitiko.

Com a Agiorgitiko produzem-se vinhos tintos varietais e de corte, ao lado da emblemática uva Cabernet Sauvignon, elaborando, principalmente, o vinho de mesa katoi. Além disso, bons vinhos tintos de cor profunda avermelhada são produzidos a partir da variedade, remetendo a sabores frutados e aveludados.

Os cachos e os bagos da uva Agiorgitiko são pequenos, enquanto sua pele é bastante espessa. Essa variedade necessita de um longo período para amadurecer e apresenta altos rendimentos quando bem cultivada. Seu plantio ocorre, principalmente, em regiões vinícolas da Grécia, tornando-a apta a suportar o clima quente do Mediterrâneo.

Dependendo a região onde a uva Agiorgitiko é cultivada, o vinho apresentará diferentes níveis de acidez. Quanto maior for a altitude do plantio, maior será a acidez e a qualidade do vinho, uma vez que o exemplar se tornará mais longevo. Além disso, a altitude também interfere na leveza e nos taninos dos vinhos produzidos a partir da uva Agiorgitiko. Contudo, trata-se de uma variedade bastante versátil, permitida também para a produção de vinhos rosés e vinhos tintos muito leves, que se assemelham aos vinhos franceses Beaujoais.

A história da Agiorgitiko remonta à mitologia grega e às tradições religiosas do país. O nome “Agiorgitiko” significa “uva de São Jorge”, referindo-se à capela de São Jorge localizada perto da região de Nemeia. Tal denominação refere-se também ao dia de São Jorge, comemorado por algumas igrejas ortodoxas próximo ao período de colheita da uva Agiorgitiko.

O vinho elaborado a partir da uva Agiorgitiko é conhecido como “Sangue de Hércules”, em uma referência ao primeiro dos doze trabalhos impostos ao herói grego, onde Hércules derrotou o leão de Nemeia – criatura que aterrorizava a região. Uma das lendas conta que, após a morte do leão, Hércules saciou-se bebendo o vinho de Nemeia.

5 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por