Aligoté

A uva branca Aligoté recebe notória importância na Borgonha e em algumas áreas vinícolas do leste europeu. Essa variedade produz alguns dos melhores vinhos na denominação de Bourgogne Aligoté e em Bouzeron, no norte de Cote Chalonnaise. A uva Aligoté também desempenha um importante papel na produção dos famosos vinhos espumantes Crémant de Bourgogne.

A Aligoté tem sido uma parte da paisagem de Borgonha há mais de 200 anos, cultivada ao lado da emblemática uva Chardonnay. A casta Aligoté possui um amadurecimento precoce e se adapta muito bem em regiões com temperaturas frias e geadas. Pela alta resistência ao frio, a Aligoté representa cerca de 23% da produção de uvas na Rússia, utilizada para a produção de espumantes.

Apresentando bagos maiores e cachos mais cheios, as vinhas de Aligoté possuem um maior rendimento do que as de Chardonnay, por exemplo. Os exemplares produzidos a partir da uva Aligoté são vinhos espumantes e tranquilos, bem como vinhos varietais e em cortes, principalmente, com a Chardonnay, adicionando maior acidez e estrutura ao exemplar.

Leves e secos, os vinhos elaborados com Aligoté possuem acidez e mineralidade interessantes, além de serem exemplares extremamente aromáticos, com recomendação para que sejam bebidos enquanto jovens.

As denominações de origem Borgonha Aligoté determinam que os vinhos apresentem, no mínimo, 85% de Aligoté e 15% de Chardonnay, enquanto a denominação Bouzeron estabelece que os vinhos sejam produzidos com 100% da uva Aligoté.

Apesar de ser conhecida tradicionalmente como uma uva francesa, Aligoté é cultivada em quantidades mais significativas em outras áreas vinícolas do leste europeu. Milhares de hectares são cultivados em regiões da Bulgária, Ucrânia e Romênia, onde os vinhos Aligoté possui elevada importância – as plantações nesses países são muitas vezes maiores do que as encontradas na França.

Dona de muitos sinônimos, a uva Aligoté é conhecida também como Aligotay, Pistone, Plant Gris, Vert Blanc, Beaunois, Blanc de Troyes, Chaudenet, Griset Blanc, Giboudot Blanc, entre outros.