Este produto é destinado a adultos

Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.

    • Gamay

      Possuindo grande variação de nome pelo mundo, a uva Gamay pode ser encontrada com diferentes denominações reconhecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho. A casta pode ser identificada como Jurançon Noir, Gamay Beaujolais ou Gamay Noir. Possuindo parentesco comprovado com a casta Pinot Noir, a uva Gamay se contrapõe de forma elegante com a prima, disputando o mesmo território. Entretanto, em países como a Suíça, é possível encontrar vinhos onde a Gamay não é vinificada sozinha, como na França, e sim em cortes com a sua parente, cepa Pinot Noir.

      Intimamente ligada aos famosos vinhos tintos franceses Beaujolais, conhecidos por possuírem caráter leve, macio e repletos de aromas de frutas tropicais e refrescante acidez, a uva Gamay costuma brotar e amadurecer de forma precoce, sendo extremamente vigorosa e produtiva.
      Se espalhando pela Côte d’Or em meados do século XIV, a origem do nome da cepa Gamay provém de uma vila localizada no sul de Beaune, na região de Borgonha na França.

      Utilizada na elaboração dos vinhos tintos mais precoces da França com acidez extremamente equilibrada, a casta Gamay pode ser encontrada em diversos países, entre eles Croácia, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.
      Apesar de estar bastante presente no continente europeu, a casta Gamay começou a ser utilizada em vinhos brasileiros na década de 70, especificamente no Rio Grande do Sul, na região de Viamão, próxima a Porto Alegre, produzindo vinhos bastante jovens possuidores de excelente sabor.

      A composição do solo onde ocorre o cultivo das vinhas de Gamay influencia no tipo de aroma que será adquirido no processo de vinificação. Caso o cultivo ocorra em solos granitados, a casta Gamay propiciará ao vinho aromas de pimenta e framboesa. Possuindo caráter bastante frutado, a uva Gamay possui excelente estrutura no que se refere a acidez, além de baixa presença de taninos.
      Os vinhos de caráter e estilo leve elaborados a partir da casta Gamay são ideais para acompanhar pratos que possuam pescados, exaltando os aromas de frutas e refrescante acidez da uva. Dentre tantos peixes, o mais indicado para ser apreciado e degustado juntamente com uma generosa taça de Gamay é um delicioso salmão assado. 

      + ver mais