Catalunha

A região da Catalunha, no norte da Espanha, é a área vinícola com maior número de DOs (Denominação de Origem) do país. Entre as mais importantes encontram-se Costers del Segre, Montsant e Penedès, além da reputada DOC Priorato, a segunda mais reconhecida na Espanha.

Lar do famoso espumante espanhol Cava, a região da Catalunha possui solos chamados de 'licorella' e apresenta um baixo índice pluviométrico, fazendo com que as videiras apresentem baixa produtividade e as uvas tornem-se muito concentradas. Consequentemente, os vinhos elaborados na região possuem coloração tinta profunda, excelente textura e taninos finos.

Os rótulos com a denominação Priorato são alguns dos melhores vinhos elaborados a partir da uva Garnacha e Cariñena. A Denominação de Origem Penedès, a maior da Catalunha, possui três áreas vinícolas distintas (Penedès Central, Bajo Penedès e Alto Penedès) produzindo inúmeros estilos de vinho, com características distintas e muito apreciadas.

É em Penedès Central, na região espanhola de Sant Saurndí d’Anoia, que ocorre a elaboração do famoso Cava, vinho espumante produzido pelo método tradicional com, no mínimo, nove meses de contato com as leveduras. Diferentes uvas podem integrar a composição do vinho Cava, classificando os exemplares entre os estilos branco ou rosado, que também variam em nível de doçura.

Apesar de utilizarem-se métodos de produção similares, o sabor encontrado no Cava é diferente do Champagne, principalmente pela distinção das uvas utilizadas: enquanto um é produzido a partir das uvas Pinot Meunier, Chardonnay e Pinot Noir, o Cava é elaborado com as castas Parellada, Macabeo e Xarel-lo.

Já a região do Priorato é conhecida por ter recebido o título máximo de denominação espanhola, elaborando vinhos com castas autóctones cultivadas na Catalunha. Outra região vinícola importante é Montsant, lar de alguns dos melhores e mais renomados produtores da Espanha e a denominação de origem mais nova da Catalunha, regulamentada somente em 2001. 

Os principais produtores, levando-se em consideração todas as várias regiões que compõem a Catalunha, são Jané Ventura, Can Rafols del Caus, Tomás Cusiné, Celler de Capçanes, Castell del Remei e René Barbier. Com inúmeras áreas vinícolas dentro de seu território, a Catalunha oferece ao mundo diversos estilos de vinhos, capazes de agradar aos mais variados paladares.