Lazio

O Lazio é conhecido principalmente pelos vinhos brancos de Frascati, cuja reputação sofreu nos últimos anos em virtude de muitos maus exemplares encontrados no Brasil. No entanto, nas mãos de um produtor talentoso como Piero Costantini, o vinho pode mostrar todo seu charme, frescor e personalidade. O prestigiado D’Amico produz vinhos cheios de personalidade e complexos.

Localizada em uma área de encostas, a região do Lazio possui solos de origem vulcânica, ricos em potássio, e seu clima é mediterrâneo, ou seja, conta com a presença de chuvas fortes durante o inverno e verões quentes e secos. Contudo, a área vinícola encontra-se próxima ao mar, fator que ameniza o intenso calor da região e equilibra o clima abafado.

No Lazio, encontramos o Frascati, um vinho branco seco produzido, principalmente, com a uva Malvasia e Trebbiano cultivadas nas colinas ao sul de Roma. Os melhores Frascati são secos, com boa acidez e algum corpo. Devem ser bebidos nos dois primeiros anos após a colheita e servidos entre 8ºC e 10ºC.

A composição dos vinhos Frascati obedece a rigorosas regulamentações, e cada exemplar produzido deve apresentar um percentual mínimo de 70% da uva Malvasia. O corte dessa variedade pode ser feito com Bellone, Trebbiano, Greco Bianco e Bombino Bianco, e complementado com outras uvas brancas, desde que sejam cultivadas na região do Lazio.

Os vinhos brancos Frascati são classificados de acordo com suas características principais. O primeiro grupo, denominado “Frascati DOC”, abrange vinhos jovens, frescos e com acidez marcante, além de um intenso aroma floral. Os exemplares desse grupo podem ser produzidos como vinhos tranquilos ou espumantes.

“Frascati Superiore DOCG” refere-se à segunda classificação dos vinhos Frascati. Os exemplares são encorpados e elegantes, com aromas frutados fortes e principalmente, na versão “Risierva”, prevendo um período de 12 meses de amadurecimento em madeira.

A terceira e última classificação recebe o nome de “Cannellino di Frascati DOCG”, considerados vinhos de sobremesa. A cor desses exemplares é intensa e os sabores bastante envolventes, além disso, são elaborados a partir de uvas de colheita tardia e parcialmente secas..

14 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por