Puglia

A Puglia é uma das mais efervescentes regiões do sul da Itália, e nos últimos anos tem produzido alguns vinhos excelentes e de muito caráter. Os melhores e mais sérios são os de Castel del Monte, com seus tintos de uva di Troia, Montepulciano e outras variedades, como Sangiovese, Aglianico e Malbec. São vinhos ricos, profundos e intensos. A região também dá origem a vários bons vinhos tintos de uva Primitivo (a californiana Zinfandel) e Negroamaro, especialmente em Salento. O vinho Salice Salentino também é muito reputado.

O sul da Itália é considerado o berço do vinho italiano, e reúne as regiões de maior destaque, tanto pela produção, quanto pela qualidade que empregam em seus famosos vinhos. A região da Puglia é considerada a principal delas, não apenas pela enorme produção dos seus vinhedos, mas também pela excelente qualidade encontrada em seus rótulos.

Com uma extensão territorial de 400 km, que percorre a costa do mar Adriático, a topografia da região italiana é praticamente plana, além do clima e solo considerados ideais para a produção vitivinícola. A área de vinhedos da Puglia corresponde a cerca de 190.000 hectares. Graças ao amplo cultivo de inúmeras variedades de uvas, a região é responsável por elaborar 17% da produção total de vinhos da Itália.

Ao norte da Puglia as uvas mais cultivadas são a Trebbiano e a Sangiovese. Os vinhos produzidos a partir dessas duas variedades de uva correspondem a 30% dos vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada) elaborados na região.

A uva Primitivo e Negroamaro são as que possuem maior destaque na Puglia. Além disso, as cepas Bombino Bianco, Montepulciano e uva Di Troia ou Sumarello também são cultivadas nos vinhedos da região. A casta Primitivo é nativa de Manduria, região sul da Puglia. Geralmente, os vinhos produzidos a partir da Primitivo são exemplares com corpo médio e denso, coloração escura e acidez entre média e alta.

A variedade de uva Negroamaro é utilizada para produzir vinhos considerados rústicos. Atualmente, os produtores da Puglia originam vinhos de corte com essa uva em conjunto com a casta Malvasia Negra, formulando exemplares fortes e encorpados.

Existem apenas 25 vinícolas que podem exibir o selo de Denominazione di Origine Controllata (DOC), e 52% dos vinhos produzidos na Puglia recebem esse selo, demonstrando o enorme potencial que a região possui para elaborar excelentes vinhos.

8 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por