Umbria

A Umbria é famosa por seus vinhos brancos Orvieto, que quando bem feitos podem ser muito saborosos e refrescantes. Os brancos de Grecchetto também são bons, enquanto entre os vinhos tintos tradicionais se destaca o Sagrantino di Montefalco. No entanto, os melhores vinhos são “super-umbros”, no estilo dos “supertoscanos” — experimentações de talentosos produtores, com uvas diversas, italianas e internacionais. Alguns destes vinhos, como os de La Pallazola, Pieve del Vescovo podem ser excelentes, entre os melhores do país.

Localizada na parte central da Itália, a Umbria faz fronteira com outra área vinícola muito prestigiada, a Toscana. Com terrenos colinosos, o clima da região é ameno e ensolarado, com invernos brandos, verões quentes e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Esse conjunto de características proporciona condições excelentes para que as uvas alcancem o tempo ideal de amadurecimento.

A paisagem é constituída por cerca de 70% de colinas e os 30% restantes, de montanhas. Os solos da Umbria são variados, contendo desde areia e argila até resíduos vulcânicos e pedras, o que faz necessário um rigoroso estudo e cuidados especiais para a produção de vinhos de alta qualidade.

Produzindo cerca de 100 milhões de litros de vinho anualmente, a Umbria possui mais de 16 mil hectares de vinhedos cultivados em seu território de 8,5 mil km² de extensão. A região italiana é dividida em áreas vinícolas, entre elas, as mais famosas são: Colli Martani, Colli Altotiberini, Colli Perugini, Colli del lago Trasimeno, Torgiano, Colli Amerini e Orvieto.

Dentre as uvas tintas cultivadas na Umbria encontram-se a Cabernet Sauvignon, Montepulciano, Sangiovese, Merlot, Sagrantino e Cilliegiolo. Entre as uvas brancas a Trebbiano, Toscano, Malvasia di Candia Binaca, Canaiolo branco, Grechetto e Verdello aparecem com maior destaque.

Os vinhos mais famosos da região italiana são elaborados em Torgiano, produzidos a base da uva Chardonnay, Riesling, Pinot Noir e Pinot Gris. Além disso, dois vinhos tintos produzidos na Umbria podem conter o rótulo de Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG), o Rosso Riserva Torgiano e di Montefalco Sagrantino. 

23 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por