Muscadelle

A Muscadelle é uma das três uvas brancas mais utilizadas na região de Bordeaux, junto das castas Sauvignon Blanc e Sémillon. Quando madura, a uva Muscadelle serve de base para vinhos intensos e de caráter floral, e em algumas regiões da Austrália é bastante empregada na produção de vinhos doces de sobremesa.

Essa variedade de uva é frequentemente utilizada na fabricação de vinhos de corte e, com exceção das regiões australianas, a Muscadelle raramente aparece na composição de vinhos varietais. Os rótulos australianos recebem o nome de Topaque e são conhecidos por serem bons vinhos fortificados.

Antigamente, os vinhos Topaque eram chamados de Tokay, uma vez que os produtores australianos acreditavam lidar com a mesma uva utilizada na elaboração dos famosos Tokajis húngaros. A diferença entre Topaque e Tokaji foi descoberta na década de 1970 e o nome da uva australiana alterado em 2007. Diferentemente dos Toakji, os vinhos Topaque, um grande expoente da uva Muscadelle na Austrália, não faz uso de uvas botritizadas tal como o famoso vinho húngaro.

Os vinhos secos elaborados com a Muscadelle têm excelente harmonização quando degustados com frutos do mar e caranguejos cozidos. Os vinhos doces, por sua vez, demonstram grande afinidade com vegetais e tortas de abóbora. Aos amantes de vinhos fortificados, recomenda-se harmonizar a Muscadelle com queijo azul, como o inglês Stilton.

Um grande exemplar elaborado com a uva Muscadelle pelo renomado produtor Château Tirecul la Gravière é o vinho branco seco “Château Tirecul La Gravière Mademoiselle 2007”, que apresenta características singulares, com um bouquet exótico e maduro, de ótima acidez e alto frescor. O vinho é ideal para acompanhar entradas e pratos regados a frutos do mar e peixes.

A uva Muscadelle é leve, frutada, altamente aromática e costuma ser cultivada em escala reduzida. Um dos fatores que explicam essa restrição, em comparação com outras uvas brancas na região de Bordeaux, é a fragilidade do fruto, que o torna suscetível à pragas. Em função disso, para que o cultivo seja mais cauteloso e assertivo, a Muscadelle tem acompanhamento minucioso.

Conhecida por diversos nomes, como Musquette, Muscadet Doux, Sauvignon Vert, Raisinotte e Muscadelle de Bordelais, esse tipo de uva é cultivado em regiões da França, Austrália e Estados Unidos, e sua região de maior expressividade é toda a área de Bordeaux.