Este produto é destinado a adultos

Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.

    • Notas Mistral

      Dicas e Curiosidades

      5 Dicas de como escolher um vinho

      Confira as dicas e acerte na hora de comprar o vinho para qualquer ocasião

      5 Dicas de como escolher um vinho

      Um dos aspectos mais fascinantes do vinho está na sua diversidade. A incrível variedade de uvas, mais de 1.300, usadas em sua elaboração, o local onde elas são cultivadas com seus diferentes solos e microclimas, os diferentes processos de elaboração, os estilos – mais secos, menos frutados e espumantes, entre outros.

      As possibilidades são ilimitadas. Mas, se por um lado a diversidade é uma das maiores qualidades do vinho, a infinidade de rótulos e produtores também pode intimidar na hora de escolher um vinho, especialmente para quem está começando a entender sobre o assunto. Ainda assim, é possível acertar na escolha. Basta seguir algumas dicas simples, mas muito úteis!

      Leia também: Vinhedo Adrianna: descubra os vinhos “Grand Cru” da Argentina

       

      1. Encontre uma boa loja ou importadora de vinhos

      São pelo menos dois os motivos para saber quem está vendendo seu vinho. O primeiro refere-se ao tratamento dedicado à garrafa desde a sua origem, no produtor, até a sua casa. O vinho é um produto vivo e, ao contrário das bebidas destiladas, sofre com as variações de temperatura. Por isso o transporte e o armazenamento adequados, de preferência com controle de temperatura, são cruciais para que ele conserve suas qualidades sensoriais.

      O segundo motivo importante é a qualidade do serviço que você vai receber. Uma equipe de vendas bem treinada faz toda a diferença no momento de lhe apresentar as sugestões que mais se aproximam do vinho que você está escolhendo.

      2. Descubra seu estilo de vinho

      Em geral, os vinhos do Velho Mundo – produzidos na Itália, França, Espanha e outros países da Europa – são mais austeros e frescos, grandes parceiros de comida. Os do Novo Mundo, produzidos na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Chile, por exemplo, oferecem mais sabor de fruta e são mais fáceis de gostar, podendo ser um ótimo ponto de partida para quem está se iniciando na bebida.

      3. Um vinho para cada ocasião

      Para qual ocasião você está escolhendo um vinho? Um almoço em família ou um jantar romântico? Você vai levar um vinho a uma festa de amigos ou de presente para um cliente? Um bom vendedor saberá orientar você indicando quais vinhos harmonizam com uma massa ao molho vermelho, churrasco, ou aquele vinho que agrada geral.

      4. Experimente novidades

      Um lançamento ou vinho que acabou de chegar é um convite ao aprendizado. Escolher sempre o mesmo vinho não irá te levar à novas descobertas. Peça sugestões de vinhos que você gosta, mas de um produtor diferente – isso irá te mostrar as muitas variações que um vinho pode ter dependendo da região, da fermentação e do terroir.

      5. Respeite seu bolso

      Existem muitos bons vinhos em diferentes faixas de preço. Lembre-se que os melhores vinhos do mundo são produzidos por vinícolas familiares e com frequência elas também elaboram uma linha de entrada com rótulos de excelente relação qualidade/preço.

       

       

      Materias relacionadas