Este produto é destinado a adultos

Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.

    • Notas Mistral

      Mistral On

      Temperatura de serviço: como chegar na temperatura ideal para cada tipo de vinho

      Temperatura ideal

      Temperatura de serviço: como servir vinhos na temperatura ideal?

      Servir os vinhos na temperatura correta é muito importante. Só na temperatura adequada todos os componentes do vinho ficam em perfeito equilíbrio.

      Um Cabernet Sauvignon do Novo Mundo com 14% de álcool, por exemplo, fica equilibrado e cheio de notas de fruta quando servido entre 15°C e 18°C, mas se for servido a 25°C, que é a temperatura ambiente da maioria das casas aqui no Brasil, só será possível notar o aroma de álcool, passando a impressão de ser um vinho alcoólico, cansativo e desequilibrado.

      Da mesma forma que acontece com os tintos, um vinho branco servido muito frio, além de parecer quase sem aromas, ficará ácido e desequilibrado no palato. É sempre bom tomar cuidado para não servir os tintos quentes demais e os brancos mais gelados do que deveriam.

       

      Como servir os vinhos na temperatura ideal?

      Embora a temperatura de serviço dos vinhos seja muito importante, como quase tudo no mundo do vinho, o bom senso é o melhor guia: não há problema algum em servir os tintos e brancos levemente mais frios ou mais quentes que a temperatura ideal.

      Os grandes restaurantes usam adegas de serviço com temperaturas diferentes para brancos, tintos e espumantes. É só retirar o vinho da adega e abrir a garrafa. Para quem não tem uma adega desse tipo, é mais fácil do que parece chegar na temperatura correta.

      Se você tiver tempo, basta colocar o vinho com antecedência na porta da geladeira. Se o dia não estiver muito quente, os tintos ficam na temperatura ideal em 30 a 40 minutos. É importante lembrar que a temperatura do vinho sobe mais rápido nas taças grandes. É melhor servir o vinho um pouco mais frio para que ele chegue à temperatura ideal depois de alguns minutos.

      Já o vinho branco pode permanece em torno de uma hora ou mais na geladeira para atingir a temperatura ideal. Durante um almoço ou jantar longo, o vinho branco pode voltar para a geladeira após aberto, assim como o tinto em um dia mais quente.

      A forma mais rápida de gelar uma garrafa de vinho é utilizando um balde de gelo. Em casos extremos, colocar sal e um pouco de álcool no balde faz com que a garrafa gele ainda mais rapidamente, ficando pronta para ser consumida em 10 minutos ou menos. Um balde com bastante água e pouco gelo é uma ótima técnica para manter a temperatura ideal de um vinho.

       

      Quais os cuidados para manter o vinho em temperatura ideal com uso de balde de gelo?

      O maior cuidado que deve ser tomado quando usamos o balde de gelo é não esquecer a garrafa dentro dele. O vinho pode esfriar muito, chegando facilmente a 0°C. No caso dos vinhos brancos, o mais indicado é tirar e voltar a garrafa no balde de gelo, mantendo assim a temperatura de serviço.

      Um branco encorpado, como um Chardonnay barricado, não deve estar tão gelado a ponto de embaçar totalmente a taça. Se o vinho servido estiver gelado demais, basta aguardar alguns minutos com o vinho na taça antes de degustá-lo.

      O balde de gelo é muito útil também para os vinhos tintos. Basta 5 minutos no balde para que um tinto que está a 25°C fique na temperatura ideal.

      Confira abaixo as temperaturas corretas de serviço para cada tipo de vinho.

       

      • Vinhos tintos tânicos e encorpados – 15–20 °C (5 minutos no balde de gelo ou 30 minutos na geladeira)
      • Vinhos tintos leves e frutados – 13–15 °C (10 minutos no balde de gelo ou 40 minutos na geladeira)
      • Vinhos brancos encorpados, maturados em barricas – 10–15 °C (15 minutos no balde de gelo ou 50 minutos na geladeira)
      • Brancos frescos e aromáticos – 7–10 °C (20 minutos no balde de gelo ou uma hora na geladeira)
      • Espumantes, vinhos doces e rosados – 6–9 °C (25 minutos no balde de gelo ou mais de uma hora na geladeira)

       

      Para saber mais, você também pode acompanhar o vídeo na íntegra, acessando abaixo, e para assistir outros vídeos, confira playlist Aprendendo com a Mistral

      Materias relacionadas