Este produto é destinado a adultos

Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.

    • Pinot Gris

      A uva Pinot Gris, também chamada de Pinot Grigio, é proveniente de uma mutação genética natural da uva Pinot Noir. No passado, essa casta era conhecida como “Tokay D’Alsace”, mas atualmente o termo “Tokay” é restrito aos famosos vinhos húngaros denominados Tokaji. Não sendo mais possível a utilização desse termo, a região francesa da Alsácia oficializou o nome para Pinot Gris/Grigio. As palavras Grigio, de origem italiana, e Gris, com origem francesa, carregam o significado de “cinza”. Ou seja, esta variedade de uva é assim nomeada devido ao tom acinzentado que possui, por consequência da familiaridade com a casta Pinot Noir, que apresenta coloração preta e com a casta Pinot Blanc, que possui coloração branca. Da mesma terra natal da Pinot Noir, a uva Pinot Gris é originária da Borgonha, região produtora de alguns dos melhores e mais renomados vinhos tintos e brancos do mundo.

      A cepa é, no entanto, mais comum na região da Alsácia, produtora de grandes e característicos vinhos brancos finos e complexos, que apresentam intensa particularidade e não possuem paralelos com nenhuma outra região do mundo.
      A uva Pinot Gris também pode ser encontrada na região do norte da Itália, onde dá origem a vinhos brancos muito interessantes e com média acidez. Os sabores e aromas dos vinhos brancos elaborados a partir desta variedade de uva irão variar de acordo com a região em que a cepa foi cultivada. Agrada paladares de quem costuma consumir vinhos produzidos a partir da uva Sauvignon Blanc, devido à presença média de acidez que a casta Pinot Gris proporciona para os vinhos. Tangerina, pêssego, tomilho, erva cidreira e flores silvestres são os típicos aromas que podem ser encontrados nos vinhos brancos produzidos por esse tipo de cepa. Os vinhos Pinot Grigio podem apresentar ótimos estilos, mas alguns exemplares que são elaborados em larga escala possuem um caráter mais comercial.

      Nos Estados Unidos a última moda é o consumo dos vinhos brancos produzidos a partir dessa casta. Possuidores de um aroma rico e condimentado além da presença de acidez média, os vinhos brancos rotulados com esta casta compõem também excelentes vinhos de sobremesa, como os conhecidos Pinot Gris e Vendange Tardive ou S.G.N. (Sélection de Grains Nobles).

      + ver mais