Este produto é destinado a adultos

Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.

    • Notas Mistral

      Mistral On

      Qual a diferença entre enólogo e sommelier?

      Tanto o sommelier como o enólogo são profissionais do mundo do vinho e aplicam sua especialização para oferecer aos consumidores uma experiência prazerosa e inesquecível, que só um bom vinho consegue proporcionar. O enólogo produz o vinho. O sommelier vende o vinho que melhor se adequar às vontades e necessidades do cliente.

      O que faz um sommelier?

      O sommelier trabalha em contato direto com o cliente, orientando-o na escolha do vinho ideal para uma ocasião ou que melhor harmonize com uma receita. Ocupa-se também do serviço do vinho e da carta de vinhos.

      O sommelier pode ser encontrado em hotéis, lojas de vinhos, importadoras, supermercados, vinícolas, em cruzeiros marítimos, e claro, nos restaurantes onde circula entre o salão e a adega.

      Aliás, foi no restaurante que tecnicamente surgiu a profissão de sommelier – palavra francesa cuja origem está associada à figura do carroceiro de cargas e pipas de vinho dos castelos e palácios, que acabou responsável também por provar a bebida antes que fosse servida a nobres e reis.

      Para manter o paladar treinado e atualizado, o sommelier está sempre provando muitos vinhos, participando com frequência de degustações e feiras de vinhos, e visitando produtores.

      É dessa maneira que ele enriquece sua biblioteca sensorial, que lhe permite fazer recomendações, sugerir harmonizações e descrever a cor, o aroma ou bouquet, e os aromas dos vinhos, além de outros aspectos sensoriais da bebida.

      O que faz um enólogo?

      O enólogo transforma o suco de uva em vinho. É ele quem faz a magia acontecer. O enólogo geralmente mora na vinícola ou próximo dela para poder acompanhar todas as etapas de amadurecimento das uvas nos vinhedos e decidir o dia certo para a colheita, pois uma pequena diferença de um ou dois dias afetará o resultado.

      O conhecimento científico combinado à experiência de muitas colheitas acumuladas permite ao enólogo decidir sobre diversas variáveis ao longo do complexo processo de produção.

      Por exemplo, as variedades de uvas escolhidas para um vinho de corte ou blend, ou de e um vinho varietal (elaborado com uma casta predominante), as leveduras usadas para a fermentação, a seleção dos barris ou barricas de carvalho em que o vinho envelhece, entre outras tantas decisões que o enólogo deve tomar e que afetam a maneira como os aromas e sabores do vinho irão se expressar.

      Para saber mais, você também pode acompanhar o vídeo na íntegra, acessando abaixo, e para assistir outros vídeos, confira playlist Aprendendo com a Mistral.

      Vinhos

      • La Vieille Ferme Blanc – Código 35942
      • Luis Pato Espumante Baga Rosado – Código 30149
      • Chablis 2019 – Código 212190
      • Amarone Della Valpolicella DOCG Classico – Código 36229

      Materias relacionadas